Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / The Spatial Reformation: Euclid between man, cosmos, and God

The Spatial Reformation: Euclid between man, cosmos, and God

por Mairê Simioli Marcondes Ferraz - publicado 22/02/2019 12:05 - última modificação 21/02/2020 08:25

Detalhes do evento

de 12/03/2019 - 10:30
a 12/03/2019 - 12:00

Onde

Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

O livro "The Spatial Reformation" argumenta que o espaço é uma construção humana: isto é, um conceito que surge da imaginação humana e é expressa fisicamente em textos e objetos materiais. O historiador Michael Sauter parte da demonstração de como a geometria euclidiana, quando aplicada integralmente ao cosmos, afastou o homem de Deus, permitindo o avanço para o heliocentrismo e, assim, abrindo as portas para a descoberta do Novo Mundo.

The Spatial Reformation contends that space is a human construct: that is, it is a concept that arises from the human imagination and gets expressed physically in texts and material objects. Sauter begins his examination by demonstrating how Euclidean geometry, when it was applied fully to the cosmos, estranged God from man, enabling the breakthrough to heliocentrism and, by extension, the discovery of the New World.

Evento público, gratuito. Inscrições encerradas.

Grupo de Pesquisa Khronos

Grupo de Pesquisa LABORA/USP

Conferencista: Michael J. Sauter (University of California/CIDE)

Debatedores: Gildo Magalhães (IEA/USP e CHC/USP) e Ana Paula Tavares (Dep. História FFLCH/USP)