Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Transparência na Governança da Água no Brasil

Transparência na Governança da Água no Brasil

por Sandra Sedini - publicado 15/04/2016 10:10 - última modificação 21/11/2019 11:26

Detalhes do evento

Quando

de 27/04/2016 - 09:30
a 27/04/2016 - 12:00

Onde

Sala de Eventos do IEA - Rua da Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5° andar, Butantã, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

11 3091-1678

Participantes

Pedro Roberto Jacobi, Vanessa Empinotti, Klaus Frey, Eduardo Geraque, Mariana Tamari, Maria Cecília Wey Brito

Adicionar evento ao calendário

Nos últimos seis anos, a transparência passou a ser entendida por agências multilaterais, como um indicador da efetividade, integralidade e legitimidade das práticas de governança e se transformou em um veículo para promover a diminuição da assimetria de conhecimento e poder no processo de tomada de decisão. Dessa forma, ela foi incluída entre os princípios básicos da gestão das águas, juntamente aos de participação e descentralização.

Em 2013, com o intuito de entender as dinâmicas de disponibilização de informações no contexto da gestão dos recursos hídricos, o Grupo de Estudos e Acompanhamento em Governança Ambiental da USP (GovAmb/IEE/USP) realizou a primeira avaliação sobre a transparência da gestão dos recursos hídricos no Brasil.

O questionário foi aplicado novamente no ano de 2015, desta vez em parceria com a UFABC e a ONG Artigo 19, com o intuito de avaliar a transformação da disponibilidade de informações pelos órgãos gestores no transcorrer de dois anos.

No estudo brasileiro, os dados foram coletados a partir dos sítios eletrônicos dos órgãos gestores responsáveis pela gestão da água dos 26 estados brasileiros e do distrito federal. Após a coleta dos dados pelos pesquisadores, técnicos dos órgãos gestores pesquisados foram convidados a validar os dados levantados pela equipe de pesquisa, de forma a eliminar possíveis erros de consulta ou direcionamento do levantamento.

Neste debate, pretendemos apresentar os resultados coletados nos últimos 4 anos e discutir com representantes de organizações da sociedade civil, da mídia e da academia os desafios e possíveis ações que levem ao fortalecimento das práticas de disponibilização de informações no contexto dos recursos hídricos.

Coordenação

Pedro Roberto Jacobi (GovAmb IEE e IEA/USP)

Expositores

Vanessa Empinotti (GovAmb IEE e IEA/USP e UFABC)

Klaus Frey (UFABC)

Eduardo Gerarque (Folha de S. Paulo)

Mariana Tamari (Artigo 19)

Marussia Whately (Aliança pela Água)

Inscrições

Evento gratuito, aberto ao publico e com inscrições somente via formulário

Capacidade da sala: 50 lugares

Onde estamos

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo