Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Um Ano Depois: O que Restou dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro

Um Ano Depois: O que Restou dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro

por Rafael Borsanelli - publicado 11/07/2017 16:35 - última modificação 15/09/2017 14:37

Detalhes do evento

de 07/08/2017 - 09:00
a 07/08/2017 - 12:00

Onde

Antiga Sala do Conselho Universitário da USP, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Butantã, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro permanecem vivos para o Brasil. Depois de postular por 4 vezes a candidatura à cidade-sede, em 2009 o país obteve sucesso. Entendeu-se naquele momento que o evento se somaria a outras ações que buscavam dar visibilidade e credibilidade internacional ao país. Era um momento de grande desenvolvimento e ações afirmativas.

Porém, faltando poucos meses para a realização dos Jogos Olímpicos, questões relacionadas à política do país e à condução da organização do evento levaram o Comitê Organizador e o Comitê Olímpico Internacional a viverem o impasse sobre a realização ou não dos Jogos no Brasil. Ao longo desse período, as discussões sobre a necessidade e a viabilidade das exigências feitas pelo COI colocaram o tema legado no centro das preocupações do poder local e nacional.

Decorrido o primeiro ano do início da competição, restam dívidas a pagar e a dúvida sobre o que fazer com tudo o que foi produzido e prometido. Agora, já é possível fazer algumas avaliações e projeções sobre o que se esperava do evento e o que de fato foi possível realizar, considerando essas questões do ponto de vista da gestão do legado material, como também do legado cultural e esportivo.

Expositores

Bárbara Schausteck de Almeida (Uninter)

Juliano Fiori

Ricardo Leyser

Coordenadora

Katia Rubio (EEFE e IEA - USP)

Evento público e gratuito | Com inscrição prévia

Não há necessidade de inscrição para assistir à transmissão on-line.

Instituto de Estudos Avançados da USP

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo