Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Sobre a Universidade: Crítica com Alma - 1º Encontro Inter-Cátedras do IEA-USP

Sobre a Universidade: Crítica com Alma - 1º Encontro Inter-Cátedras do IEA-USP

por Rafael Borsanelli - publicado 15/06/2021 17:35 - última modificação 22/06/2021 11:18

Detalhes do evento

de 22/06/2021 - 14:00
a 22/06/2021 - 16:30

On-line

Adicionar evento ao calendário

No 1º Encontro Inter-Cátedras do IEA, catedráticos, coordenadores e professores integrantes de todas as cátedras do Instituto estarão juntos no colóquio Sobre a Universidade: Crítica com Alma. O debate tratará da relação entre a universidade e a sociedade no mundo contemporâneo, focalizando a noção de cátedra como dispositivo de sinergia acadêmica.

Ao revisitar as trajetórias históricas e definições conceituais desses espaços e dispositivos, pretende-se analisar o dispositivo ‘cátedra’, seus significados atuais e potencial para atuação transformadora da universidade e da sociedade.

Dialogando com signos e ritos da tradição universitária, as cátedras podem ser reinventadas como possibilidade de ação ampla, diversa e efetiva para cumprir a quarta missão da Universidade num mundo tecnológico, hiperconectado, conflitivo e multifacetado.

O tema desse primeiro encontro faz referência à exposição on-line About Academia, do artista catalão/espanhol Antoni Muntadas e em cartaz no IEA, e ao ensaio de Pedro Meira Monteiro sobre obra e vida de Alfredo Bosi, "Crítica com alma", publicado pela revista Piauí em sua edição de junho de 2021.

Professor, historiador e crítico literário, membro da Academia Brasileira de Letras, Bosi faleceu em abril deste ano, aos 84 anos. Teve uma brilhante trajetória acadêmica, totalmente vinculada à USP, numa especial relação com o IEA. Diretor do Instituto entre 1998 e 2001, Bosi foi editor da revista Estudos Avançados" por 30 anos.

Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo

Evento público e gratuito | Sem inscrição

Evento on-line | Não haverá certificação

Roseli de Deus Lopes (vice-diretora do IEA-USP)