Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / O Futuro da Universidade: Desafios e Perspectivas

O Futuro da Universidade: Desafios e Perspectivas

por Cláudia Regina - publicado 01/12/2022 14:55 - última modificação 16/12/2022 15:10

Detalhes do evento

de 06/12/2022 - 10:00
a 06/12/2022 - 12:00

Sala Alfredo Bosi, Rua Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

Como integrantes da sociedade ampla, as universidades são naturalmente afetadas pelas transformações tectônicas aceleradas pelas quais o mundo vem passando, resultantes do entrelaçamento de mudanças de caráter tecnológico, cultural, geopolítico, social e econômico, entre outros. Ao mesmo tempo, pela sua natureza, as universidades são agentes relevantes de transformação – pelas pessoas que formam e capacitam, pelas descobertas, invenções e inovações que germinam, pela translação de conhecimentos em políticas públicas e por uma ampla gama de ações extensionistas. Igualmente importante é a sua credibilidade como instituição, de elevado valor substantivo e simbólico, notadamente em momentos de crise.

A quase coincidência do lançamento de duas obras nacionais sobre o tema, em meados de 2022, levou o Instituto de Estudos Avançados e Convergentes da Unifesp e o Instituto de Estudos Avançados da USP a juntarem esforços na organização de um seminário de encontro, reflexão e debate sobre as perspectivas e desafios presentes no permanente processo de renovação das universidades. Unifesp e USP são ambas universidades de referência, de natureza pública, atuantes no mesmo espaço geográfico, com repercussão que vai além das fronteiras do Estado de São Paulo. Todavia, pertencem a jurisdições distintas, uma federal e a outra estadual, cuja diferença notável é o grau de autonomia em sua gestão.

O livro “Por Dentro da Gestão Plural e Democrática da Unifesp” contém um relato dos oito anos de gestão e dos dez anos do movimento Unifesp Plural e Democrática, que levou à Reitoria as gestões que permitiram realizar caminhos para a uma universidade mais aberta, inclusiva, participativa e democrática. O livro “USP – Novos Tempos, Novos Olhares” traz um conjunto de textos escritos por docentes que são protagonistas em temas tais como educação pós-pandemia, estrutura de poder na universidade, relações universidade-empresa, pesquisa e inovação, arte e cultura, sustentabilidade financeira, fundações e o olhar externo.

Evento público e gratuito | sem inscrição prévia

Não haverá certificação

Instituto de Estudos Avançados e Convergentes da Unifesp

Instituto de Estudos Avançados/USP