Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / V Videojornada da Operação Primatas: 20 anos do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros - ICMBio/CPB

por Sandra Sedini - publicado 02/12/2021 13:20 - última modificação 07/12/2021 12:30

Detalhes do evento

de 06/12/2021 - 16:00
a 06/12/2021 - 18:00

On-line

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

O Brasil possui a maior riqueza de primatas no mundo, com cerca de 150 espécies. Destas, 35 estão  ameaçadas de extinção, sendo 6 Criticamente em Perigo, devido ao desmatamento e à caça, entre outros impactos. A Operação Primatas é uma iniciativa interinstitucional que se propõe a catalisar a implementação dos Planos de Ação Nacional para a Conservação das espécies ameaçadas, coordenados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Essa atuação consiste na divulgação de informações e no apoio a ações efetivas para a reversão desse quadro, sempre em colaboração com as instituições e profissionais que trabalham para a conservação dos primatas no Brasil. Com essa finalidade, a Operação Primatas elegeu como de alta prioridade as ações em relação às espécies de primatas mais ameaçadas de extinção, especialmente aquelas cuja sobrevivência está em situação crítica.

As videojornadas da Operação Primatas têm como finalidade apresentar as ações práticas e discutir as prioridades desta iniciativa. Esta quinta edição terá como tema o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros (CPB), que completou 20 anos em 2021.

O CPB tem atuação em todo o território nacional e sede em Cabedelo, Paraíba. Foi criado em 2001, ainda no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), desde 2007 é um dos 14 centros de pesquisa do ICMBio.

O CPB coordena o planejamento estratégico para a conservação dos primatas, tatus, tamanduás e preguiças brasileiros, incluindo a Avaliação do Risco de Extinção das espécies e a elaboração e implementação dos Planos de Ação Nacional para a Conservação daquelas ameaçadas de extinção. Em consonância com esse planejamento, o CPB coordena e executa projetos de pesquisa e ações de manejo aplicados à conservação dos primatas e xenartras ameaçados.

O CPB também colabora com o Programa Monitora, para monitoramento da biodiversidade em Unidades de Conservação (UC), e com os planos de manejo para gestão das UCs. Além disso, o CPB analisa solicitações e emite autorizações para atividades com finalidade científica ou didática envolvendo primatas e xenartras brasileiros, por meio do Sistema de Autorização e Informação de Biodiversidade (SISBIO). O CPB também promove a capacitação de pessoal, orientando estudantes de diversos níveis, ministrando cursos e palestras e integrando bancas acadêmicas.

Apresentação e Coordenação:

José Pedro de Oliveira Costa (IEA-USP)

Exposição:

Leandro Jerusalinsky (ICMBio/CPB e IUCN/SSC/PSG)

Acompanhe a transmissão do evento em iea.usp.br/aovivo

Evento público e gratuito | Sem inscrição prévia

Evento on-line | Não haverá certificação