Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Violência, Território e Políticas Sociais

Violência, Território e Políticas Sociais

por Sandra Sedini - publicado 11/08/2016 14:30 - última modificação 13/12/2016 15:54

Detalhes do evento

de 29/09/2016 - 08:30
a 29/09/2016 - 13:30

Onde

Sala de Eventos do IEA, Rua da Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5° andar, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

A violência no Brasil vem se manifestando de forma alarmante tanto no espaço urbano como no campo e, ao transformar o cotidiano das populações representa uma ameaça diária, criando percepções e situações de risco e insegurança. Embora presente nos mais diferentes espaços e das mais diferentes formas, os territórios mais vulneráveis têm sido seu palco privilegiado, criando novas territorialidades que necessitam ser desveladas. As políticas públicas têm encontrado dificuldade progressiva para dar respostas efetivas a essa questão. Prevenção e combate às ações de violência são, via de regra, fragmentados e dissociados e, no mais das vezes a violência é tratada como caso de polícia.

A constatação desta realidade leva-nos a propor a realização da Oficina Violência, Território e Políticas Sociais com participantes de diferentes áreas do conhecimento, com o objetivo de desvelamento dessa realidade e de construção de propostas que possam efetivamente contribuir para o equacionamento da violência em nossos territórios. Um dos objetivos desta oficina é também a elaboração de um position paper do Grupo Nutrição e Pobreza.

Nossas reflexões serão norteadas por duas questões:

1. Quais são os determinantes e atores das novas formas de violência?

2. Como a violência afeta a execução das políticas sociais?

Evento apenas para convidado, mas com transmissão ao vivo.

Paulo Saldiva, Diretor do IEA

Ana Lydia Sawaya, Coordenadora do Grupo de Pesquisa Nutrição e Pobreza

Narrativa do Centro de Recuperação e Educação Nutricional (CREN)

Gisela Maria Bernardes Solymos, Diretora Geral.

Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira

Assistente social, professora universitária, ex-Coordenadora do Núcleo Temático Violência e Justiça e atual Coordenadora do Núcleo Temático Ralações de Trabalho, do Curso de Serviço Social da PUC-SP. Pesquisadora na área da violência, trabalho e assistência social.

Maria Cristina Vicentin

Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC SP, Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa Lógicas Institucionais e Coletivas, e membro do Núcleo Transdisciplinar Subjetividades, Violências e Criminalidade.

Antonio Eleilson Leite

Coordenador da Ação Educativa

Intervalo

Moderadoras