Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / William Rowan Hamilton: A Álgebra Como a Ciência do Tempo Puro

William Rowan Hamilton: A Álgebra Como a Ciência do Tempo Puro

por Cláudia Regina - publicado 18/08/2017 10:50 - última modificação 11/05/2018 10:54

Detalhes do evento

de 28/08/2017 - 14:30
a 28/08/2017 - 17:00

Onde

Antiga Sala do Conselho Universitário do IEA, Rua Praça do Relógio, 109, bl. K, térreo, Cidade Universitária

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

Por que Hamilton se sentiu obrigado a fazer um apelo à metafísica para tornar pública sua criação matemática dos pares algébricos (a formalização dos números complexos), criados dez anos antes? Quais são os obstáculos que tornam difícil a extensão, a priori natural, às tripletas? Uma vez aceita a impossibilidade de passar às tripletas sem conflitos, que significará a passagem aos quatérnios e a perda da « comutatividade » da multiplicação? Os quatérnios deveriam ser tratados como "números" e portanto obedecer o conjunto de regras dos "números", ou obedecer um conjunto de regras próprias? Que dizer desta "metafísica" que permite a criação dos pares, no momento em que os quatérnios são vistos como objetos "espaço-temporais" (“Time plus SpaceSpace plus Time”)? Hamilton deveria se alinhar a  George Peacock, seu principal opositor na Escola Algébrica Inglesa, e reconhecer, não sem resistência, a necessidade de ir além do signo à coisa significada!

Evento público, gratuito.

Conferencista:

Dominique Flament (CNRS)

Moderador:

Gildo Magalhães dos Santos Filho (FFLCH e IEA)

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo