Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Workshop “Abordagens Evolucionistas da Cultura” - “Evolutionary Approaches to Culture” Workshop

por Cláudia Regina - publicado 18/09/2019 16:55 - última modificação 16/10/2019 12:00

de 13/11/2019 - 08:00
a 13/11/2019 - 18:00

Auditório IEA, Rua Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo

Nos últimos anos, tem ganhado consistência, visibilidade e relevância crescentes o debate buscando superar as barreiras epistemológicas entre, de um lado, um modelo evolucionista que relega os fenômenos culturais a um papel meramente proximal (o “fenótipo estendido”) e, de outro, visões da cultura enquanto processo exclusivamente humano e relativamente desconectado da biologia evolutiva da espécie. As pesquisas sobre processos culturais em animais não-humanos se somaram a uma discussão mais ampla em torno de perspectivas evolucionistas sobre a dinâmica da evolução cultural e suas interações de mão-dupla com a evolução molecular (“construção de nicho”, coevolução genes-cultura). Este processo resultou, recentemente, na criação de uma nova sociedade científica, a Cultural Evolution Society (https://culturalevolutionsociety.org/), que realizou sua conferência inaugural em setembro de 2017, em Jena (Alemanha), com o Apoio do Max Planck Institute for the Science of Human History. Os palestrantes convidados são pesquisadores renomados em suas abordagens complementares à evolução cultural, e o evento busca promover o debate em terno destas abordagens que destacam, ao mesmo tempo, a diversidade dos processos culturais e a natureza unicamente complexa da cultura humana.

---

In recent years, the debate seeking to overcome epistemological barriers between, on the one hand, an evolutionary model that relegates cultural phenomena to a merely proximal role (the “extended phenotype”) and, on the other, visions of culture as an exclusively human process and relatively disconnected from the evolutionary biology of the species, has gained increasing consistency, visibility and relevance. Research into cultural processes in nonhuman animals has added to a broader discussion about evolutionary perspectives on the dynamics of cultural evolution and its two-way interactions with molecular evolution (“niche construction”, gene-culture coevolution). This process has recently resulted in the creation of a new scientific society, the Cultural Evolution Society (https://culturalevolutionsociety.org/), which held its inaugural conference in September 2017 in Jena (Germany), with the support of the Max Planck Institute for the Science of Human History. The invited speakers are renowned researchers in their complementary approaches to cultural evolution, and the event seeks to promote the debate on these approaches that highlight, at the same time, the diversity of cultural processes and the uniquely complex nature of human culture.

Evento público, gratuito e com inscrição prévia, a partir de 14/10/2019.

Público online, não há necessidade de inscrição.

Não haverá tradução simultânea.

Evento Sabático

Comissão Científica

Eduardo B. Ottoni (IP e IEA/USP)

Marcelo Benvenuti (IP/USP)

Marco Varella (IP/USP)

Jaroslava Valentova (IP/USP)

Natália Bezerra Dutra (LECH-UFRN)

Cultural Evolution Society (CES), FAPESP.

9h - 9h30

“Introduction: Evolutionary Approaches to Culture”

Eduardo B. Ottoni (IEA-USP)

“The Discovery of Animal Culture”