Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / A Sociedade da Indiferenciação: Identidades,Traumas e Violência Mítica

A Sociedade da Indiferenciação: Identidades,Traumas e Violência Mítica

por Cláudia Regina - publicado 14/12/2015 14:50 - última modificação 11/05/2018 09:10

Detalhes do evento

de 22/02/2016 - 14:00
a 24/02/2016 - 17:00

Onde

Sala de Eventos do IEA e Antiga Sala do Conselho Universitário, Rua Praça do Relógio, 109, bl. K

Nome do Contato

Telefone do Contato

Vide programação.

Adicionar evento ao calendário

Trata-se de refletir sobre o declínio da esfera pública no âmbito das novas tecnologias que medeiam as relações sociais e que substituem a política. Da engenharia genética à privatização dos direitos, das metamorfoses corporais à idéia da identidade como escolha subjetiva, é a  noção de identidade e de coerência do Sujeito moderno que é abandonada por pertencimentos  que prescindem de fundamentação teórica, memória ou passado.Em seu particularismo, constituem uma nova figura do enraizamento própria  à época dos “desenraizados” culturais e históricos. Serão tratadas as questões do eclipsamento dos elementos que permitiam os laços sociais—como a cultura,a política e as artes.Com o fim do senso-communis delineia-se uma patologia da comunicação, atestada pelo crescente violência e traumas coletivos, em um mundo sem referências estáveis e estabilizadoras.

Evento gratuito.

• 22/02/2016

14 às 17hs - Disciplina de Pós Graduação: Pulsão de Morte e Repetição Traumática

nas Instituições. Prof. Georges Gaillard

• 23/02/2016

14h às 17hs.- Disciplina de Pós Graduação: Pulsão de Morte e Repetição Traumática nas

Instituições - Prof. Georges Gaillard

• 24/02/2016

10h às 12hs - Palestra Graduação: Trauma e Tecnologias de Gestão nas Instituições - Prof.

Georges Gaillard.

Instituições - Prof. Georges Gaillard.

Cartazete

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo