Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Nova edição de Estudos Avançados analisa desigualdades a partir de infraestruturas urbanas

Nova edição de Estudos Avançados analisa desigualdades a partir de infraestruturas urbanas

por Mauro Bellesa - publicado 20/03/2023 08:55 - última modificação 20/03/2023 09:04

Edição 107 da revista Estudos Avançados (jan-abr/23) dedica seu dossiê principal ao tema "Infraestruturas Urbanas". O número tem ainda as seções "Presenças", "Atualidades" e "Resenhas".

Capa da revista Estudos Avançados 107Carências que ressaltam desigualdades da Região Metropolitana do Rio Janeiro são tema do dossiê de abertura da edição 107 da revista Estudos Avançados, já com a versão digital disponível na SciELO. Com o título "Infraestruturas Urbanas", os cinco estudos do conjunto debatem tanto o próprio conceito de "virada infraestrutural" nos estudos urbanos nas últimas duas décadas quanto aspectos ligados à precariedade do acesso à água, à gestão de resíduos, à distribuição da rede elétrica e à vida social relacionada com uma ciclovia. As autoras são das áreas de sociologia, antropologia e urbanismo.

De acordo com o editor da revista, Sérgio Adorno, o dossiê explora as novas dimensões das desigualdades sociais, "assim como põe em relevo, uma vez mais, o estrangulamento das políticas urbanas implementadas por diferentes gestões governamentais".

O artigo de Mariana Cavalcanti e Marcella Araújo, ambas de Uerj, discute a "virada estrutural" a partir das teorias e temporalidades da urbanização das cidades brasileiras. O objetivo, dizem, é apresentar ao debate internacional uma "visão panorâmica de discussões teóricas produzidas no Brasil, a partir de pesquisas etnográficas que há cinquenta anos tematizam a produção cotidiana das cidades".

A importância da água na vida cotidiana de mulheres moradoras de favelas e ocupações da cidade do Rio de Janeiro é analisada no estudo de Camila Pierobon, do Cebrap, e Camila Fernandes, da UFRJ. Por meio de pequenos eventos domésticos, de diálogos com moradores daqueles locais ou de descrições etnográficas mais extensas, as pesquisadoras mostram como "a água carrega a força do ordinário e é um dos objetos que permitem ver a potência e a vulnerabilidade que a vida diária carrega em termos de gênero, classe e raça".

A partir das mudanças infraestruturais nas favelas da capital fluminense, a urbanista Francesca Piló, da Universidade de Utrecht, Países Baixos, examina em seu artigo como a configuração de redes de eletricidade colabora na formatação do tecido urbano carioca em suas formas materiais e tecnológicas, discurso simbólico e práticas cotidianas. O texto identifica três maneiras como essa contribuição ocorre: 1) reordenamento do espaço urbano; 2) fragmentação urbana; e 3) práticas cotidianas de manipulação dos medidores e ligação direta à rede ("gatos").

O trabalho da socióloga Maria Raquel Passos Lima, da Uerj, adota os espaços dos lixões e aterros de resíduos, normalmente invisibilizados e estigmatizados, como foco de análise privilegiado para pensar a produção da cidade. Ela introduz o conceito de "infraestruturas residuais" como estratégia para esse exame. A partir do caso do fechamento do aterro de resíduos do Jardim Gramacho, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, ela aborda "um processo de mudança infraestrutural ou desfazer de uma infraestrutura". A parte etnográfica corresponde ao trabalho de campo realizado durante a pesquisa de doutorado, quando ela acompanhou as atividades dos catadores de recicláveis durante 14 meses.

Desabamento da Ciclovia Tim Maia
Desmoronamento de parte da Ciclovia Tim Maia em abril de 2016

Os efeitos na vida social da implantação da Ciclovia Tim Maia, na zona sul do Rio de Janeiro, é o tema do artigo da antropóloga Julia O'Donnell. Ela recorda que o equipamento foi saudado na sua inauguração, em 2016, por oferecer, além de novas alternativas de mobilidade urbana, novos enquadramentos para a paisagem da orla oceânica, combinação que o tornava um "elemento central de um projeto mais amplo de cidade, que tinha na harmonização entre homem e natureza um de seus eixos principais". Ao acompanhar o processo de idealização, construção e inauguração do equipamento e de seus sucessivos colapsos, o trabalho tem a intenção de discutir como esse caso peculiar permite refletir sobre aspectos importantes das infraestruturas urbanas a partir da antropologia.

Os nove artigos da seção "Presenças", a segunda da edição, traz textos de temas variados relacionados a história, educação, cultura e história da ciência. No primeiro deles, Milena Fernandes de Oliveira, analisa a maneira pela qual se apresentou a relação entre economia e história na obra de Gilberto Freyre, particularmente em "Casa-Grande & Senzala" e "Sobrados e Mucambos".

Victor Santos Vigneron de la Jousselandière procurar identificar em seu trabalho as tensões que atravessam a obra do crítico Paulo Emílio Salles Gomes num período marcado pela emergência de uma nova produção cinematográfica e pelas discussões em torno do desenvolvimento econômico do país. A referência é a conferência "Cinema Brasileiro e Realidade Social", escrita pelo crítico no início dos anos 1960. A relação entre cinema e literatura presente no filme "La Flor" (2018), do cineasta argentino Mariano Llinás, é explorada no texto de Rogério de Almeida e Cesar Zamberlan, que pretende compreender as perspectivas interpretativas que emergem do filme e os modo como se relacionam com os recursos literários e cinematográficos utilizados por Llinás.

Antonio Candido - 2
O crítico Antonio Candido (1918-1917), cuja obra é analisada sob o ponto de vista de sua importância para a educação
As obras do crítico literário Antonio Candido e do pensador marxista peruano José Carlos Mariátegui são os temas dos artigos de Márcia Machado e Deni Alfaro Rubbo, respectivamente. Para Machado, não é exagerado afirmar que Candido forneceu importantes contribuições, subsídios e ferramentas teóricas para repensar a forma como tem sido concebido o processo de formação e construídas historicamente a educação e a universidade no Brasil. O trabalho de Rubbo faz uma avaliação crítica do livro "In the Red Corner: The Marxism of José Carlos Mariátegui", do historiador Mike Gonzales, para observar os alcances e lacunas da obra a partir da comparação com outros trabalhos.

Três artigos tratam de obras literárias específicas. Edinael Sanches Rocha empreende uma análise estilística de "Meu Tio o Iauaretê", de Guimarães Rosa, e procura identificar na cultura dos povos originários dados que possam estabelecer nexos de sentido com o conto. O estudo de Luan Felipe de Souza Junqueira e Fabio Scorsolini-Comin reflete, a partir da psicanálise winnicottiana (de Donald Woods Winnicott, 1896-1971), sobre o processo de adoecimento psíquico da personagem Laura do conto "A Imitação da Rosa", de Clarice Lispector. O relacionamento entre os personagens Dom Quixote, Sancho Pança e Dulcineia é o tema do artigo de Maria Augusta da Costa Vieira, cujo objetivo é entender as razões que levam o leitor a "admirar e respeitar intensamente um personagem, que, na sua essência, é um louco arrematado".

O fecho da seção é um estudo de Heráclio Tavares sobre a dimensão não verbal da prática científica. Ele examina ideias de diferentes autores e rascunhos de artigos e inscrições do físico César Lattes em seus cadernos de laboratório. Lattes foi um dos principais responsáveis pela observação experimental do decaimento do méson pi no méson ni. Tavares explica que parte desse processo se deu através do desenvolvimento, pelo cientista, da habilidade visual de percepção das formas dos traços deixados pelas partículas nos detectores.

Capa de "Torto Arado"
''Torto Arado'', um dos livros resenhados na edição

O editor da revista destaca a oportunidade do artigo do físico e ambientalista José Goldemberg a respeito dos 30 anos da Convenção do Clima, que abre a seção "Atualidades". Os outros estudos da seção são sobre: as diferenças enunciativo-discursivas nas manifestações de rua no Brasil em 1983-84 e 2013; o desafio de integração ambiental e social da humanidade primitiva e contemporânea; a contextualização histórica das relações entre consumo, capitalismo e paixões humanas que moldaram a cultura do consumo contemporânea; e os discursos presentes em artigos sobre tatuagens publicados em periódicos brasileiros entre 1990 e 2020.

A edição se encerra com seis resenhas de livros, entre os quais "Torto Arado", de Itamar Vieira Junior, resenhado por Winifred Knox e Miridan Britto Falci. Os outros textos tratam de livros sobre o interesse de afrodescendentes estadunidenses em conhecer as fortes conexões da Bahia com a África, a história das relações literárias e culturais entre Brasil e França, as características do processo revolucionário soviético até o stalinismo, a tipologia dos romances de formação e o desenvolvimento da inteligência artificial na China.

Os exemplares impressos da edição 107 de "Estudos Avançados" estarão disponíveis em breve, ao preço de R$ 30,00. Os interessados em reservar um exemplar ou fazer uma assinatura anual da revista (três edições por R$ 90,00) devem enviar mensagem para estavan@usp.br.



Sumário

Infraestruturas urbanas

  • Autoconstrução e Produção da Cidade: Outra Genealogia dos Estudos de Infraestruturas Urbanas - Mariana Cavalcanti e Marcella Araujo
  • Cuidar do Outro, Cuidar da Água: Gênero e Raça na Produção da Cidade - Camila Pierobon e Camila Fernandes
  • Da “Ciclovista” à “Ciclovia da Morte”: A Vida Social de uma Infraestrutura Urbana - Julia O’Donnell
  • Infraestruturas Residuais: Colonialismos na Gestão de Resíduos e a Política Catadora - Maria Raquel Passos Lima
  • O Tecido Tecno-Político do Rio de Janeiro: Reflexões sobre a Infraestrutura de Eletricidade - Francesca Pilo’
  • Presenças

  • Sobre a Interpretação Econômica da História em Gilberto Freyre (1933-1956) - Milena Fernandes de Oliveira
  • “Cinema Brasileiro e Realidade Social”, de Paulo Emílio Salles Gomes - Victor Santos Vigneron de la Jousselandière
  • "La Flor", de Mariano Llinás: O Cinema Reencontra a Literatura - Rogério de Almeida e Cesar Zamberlan
  • Literatura, Formação e Educação na Obra de Antonio Candido: A Humanização do Homem - Márcia Machado
  • Iauaretê, mais além: Novas Relações entre a Cultura dos Povos Originários e “Meu Tio o Iauaretê”, de João Guimarães Rosa - Edinael Sanches Rocha
  • A Indizível Luminosidade da Loucura em “A Imitação da Rosa” - Luan Felipe de Souza Junqueira e Fabio Scorsolini-Comin
  • Dom Quixote, Sancho Pança e Dulcineia - Maria Augusta da Costa Vieira
  • Mariátegui em Debate: Fantasmas Marxistas e Horizontes Críticos - Deni Alfaro Rubbo
  • O Conhecimento não Verbal na História das Ciências: O Saber-Fazer de César Lattes - Heráclio Tavares
  • Atualidades

  • Trinta Anos da Convenção do Clima - José Goldemberg
  • Tensão Pós-Moderna em Manifestações de Rua no Brasil: Notas Dialógicas acerca da Assinatura Política - Anderson Salvaterra Magalhães
  • Uma Concepção Integrativa de Humanidade - Julio Aurelio Vianna Lopes
  • Dilemas Éticos na Cultura do Consumo: Antropoceno, Psicanálise e Capitalismo como Modo de Operação das Paixões - Isleide Arruda Fontenelle
  • Tatuagem: Um Mapa Rizomático de um Tema de Pesquisa - Valéria Cazetta
  • Resenhas

  • A Bahia como Destino Africano - Nathalia Silva
  • "Torto Arado" e o Brasil Profundo - Winifred Knox e Miridan Britto Falci
  • Espaço Literário e Cultural Franco-Brasileiro - Marise Hansen
  • De Lenin a Stalin: Permanências e Rupturas - Lincoln Secco
  • Romance de Formação: As Múltiplas Variações de um Gênero - Klaus Eggensperger
  • A Inteligência Artificial na Divisão Leste-Oeste - Isadora Maria Roseiro Ruiz e Cristina Godoy Bernardo de Oliveira
  • Fotos: Fernando Frasão/Agência Brasil; Mauro Bellesa/IEA-USP