Você está aqui: Página Inicial / O IEA / Eleições

Eleições no IEA

por Fernanda Rezende - publicado 14/01/2016 15:55 - última modificação 22/08/2016 16:19

De acordo com a Resolução 7.155, a partir de 2016, a escolha de dirigentes do IEA passou a ser feita por um Colégio Eleitoral ampliado, que votou na chapa de candidatos a diretor e vice-diretor. Já na primeira eleição sob o novo modelo, realizada em 18 de fevereiro, todo o processo foi coordenado por uma Comissão Eleitoral, formada por um membro externo à USP, um representante do Conselho Deliberativo (CD) do IEA, um docente da Universidade e dois membros indicados pelo reitor. O Colégio Eleitoral incluiu todos os membros atuais e anteriores do CD, ex-diretores e ex-vice diretores e o presidente da Comissão de Pesquisa do IEA; e os diretores de todas as unidades USP e representantes das respectivas congregações no Conselho Universitário.

Resultado

No dia 12 de abril de 2016, foi publicada no Diário Oficial do Estado a designação de Paulo Saldiva e Guilherme Ary Plonski para os cargos de diretor e vice-diretor do IEA. Eles foram eleitos com 92 votos de um total de 101. Foram contabilizados também seis votos nulos e três em branco. Antes da designação pelo vice-reitor Vahan Agopyan (no exercício da reitoria), o resultado foi apurado pela Comissão Eleitoral do Instituto e aprovado pela Comissão de Legislação e Recursos (CLR).


Histórico do processo eleitoral de 2016

Informações aos candidatos

Portaria IEA nº 2 / 2016

Ficha de inscrição - Deve ser enviada pelas chapas ao e-mail iea@usp.br ou entregue na sede do IEA, acompanhada do programa de gestão.

O IEA recomenda que o programa de gestão apresentado pelos candidatos tenha, aproximadamente, 12 mil caracteres. Para embasar as propostas, podem ser utilizados os seguintes documentos:

Regimento Interno do IEA

Parâmetros Institucionais (Anexo A da Portaria IEA nº 2)

Parecer da Comissão de Assessores Externos do 4º Ciclo de Avaliação Institucional da USP 2010-2014 (Anexo B da Portaria IEA nº 2)

Dossiê IEAs: Ciência e Sociedade - Revista Estudos Avançados, edição 73

Relatórios de Gestão

 

Candidaturas e propostas para o IEA

Conheça a proposta da chapa formada por Paulo Saldiva e Guilherme Ary Plonski (versão atualizada).

Assista o vídeo do debate com os candidatos.


Perguntas frequentes

Estou de férias. Posso votar?
Sim, inclusive os eleitores em cargos eletivos. Esses, caso queiram e justifiquem, também podem incumbir o vice-diretor ou seu suplente da tarefa. A Comissão Eleitoral deverá ser informada da substituição até o dia 12 de fevereiro.

Posso votar se estiver afastado?
Caso esteja afastado em atividade fora da USP ou por motivo de saúde, o eleitor em cargo eletivo não poderá votar. Esse eleitor deverá justificar a ausência e ser substituído pelo vice-diretor ou seu suplente. A Comissão Eleitoral deverá ser informada da substituição até o dia 12 de fevereiro. Ex-membros do Conselho Deliberativo podem votar mesmo estando afastados.

Não vou poder votar e não tenho suplente. O que devo fazer?
O eleitor que não dispuser de suplente e que estiver legalmente afastado de suas funções da Universidade ou não puder participar da eleição por motivo justificado não será considerado para o cálculo do quorum exigido pelo Estatuto da USP. A Comissão Eleitoral deverá receber a justificativa até o dia 12 de fevereiro.

Sou diretor de unidade e ex-conselheiro do IEA. Posso votar duas vezes?
De acordo com os artigos 210 e 211 do Regimento Geral, o eleitor que pertencer a mais de um colegiado terá direito a apenas um voto e não poderá ser substituído nos outros colegiados pelo suplente.

Como será a votação?
A eleição será realizada pela internet, podendo, em caráter excepcional, ser utilizado o sistema de votação convencional, com cédulas de papel. A votação convencional, será realizada na sede do IEA, no mesmo dia e horário da votação eletrônica.

Onde e quando receberei a senha para a votação eletrônica?
O eleitor receberá em seu e-mail, no dia da eleição, o endereço eletrônico, o identificador e a senha de acesso. O eleitor deverá informar ou confirmar seu e-mail pessoal, preferencialmente institucional USP, até o dia 12 de fevereiro.

Qual é a composição do colégio eleitoral?

O Colégio Eleitoral do IEA é formado pelos membros atuais e anteriores de seu Conselho Deliberativo (Diretor, Vice-Diretor e Conselheiros), pelo Presidente de sua Comissão de Pesquisa, pelos Diretores das Unidades de Ensino e Pesquisa e representantes das respectivas Congregações no Conselho Universitário.

Qual o calendário da eleição?

  • Publicação da Portaria nº 2/2016: 19 de janeiro
  • Inscrições de chapas: 19 a 29 de janeiro
  • Divulgação das chapas: 1 de fevereiro
  • Primeiro turno: 18 de fevereiro
  • Segundo turno: 25 de fevereiro
  • Divulgação dos resultados: 19 de fevereiro (1º turno) e 26 de fevereiro (2º turno)


As unidades e congregações devem indicar candidatos?

Não há previsão de que unidades e congregações façam indicações de candidatos, mas a divulgação e o incentivo de candidaturas é livre.

Como funcionam as inscrições de chapas?

Os candidatos a diretor e vice devem preencher a ficha de inscrição e formular um programa de gestão com aproximadamente 12 mil caracteres. Os documentos devem ser enviados por e-mail (iea@usp.br) ou entregues na sede do IEA até o dia 29 de fevereiro.


Notícias sobre as eleições

Paulo Saldiva e Guilherme Ary Plonski tomam posse na direção do IEA por Mauro Bellesa — última modificação 25/07/2016 16:13
Em cerimônia realizada no Instituto Tomie Ohtake na noite de 29 de junho, Paulo Saldiva e Guilherme Ary Plonski tomaram posse como diretor e vice-diretor do IEA.
Paulo Saldiva e Ary Plonski tomam posse em cerimônia no Tomie Ohtake por Fernanda Rezende — última modificação 30/06/2016 17:11
Ao promover evento fora do ambiente acadêmico, nova diretoria do IEA pretende demonstrar a importância da relação entre universidade e sociedade.
Eleição IEA: Propostas -16 de fevereiro de 2016 por Maria Leonor de Calasans — última modificação 03/03/2016 14:46
Eleição IEA: Propostas -16 de fevereiro de 2016 por Maria Leonor de Calasans — última modificação 10/03/2016 16:57
Paulo Saldiva e Ary Plonski são designados diretor e vice-diretor do IEA por Fernanda Rezende — última modificação 27/06/2016 11:39
Eleição aconteceu no dia 18 de fevereiro. Resultado foi apurado pela Comissão Eleitoral e publicado no Diário Oficial do Estado no dia 12 de abril, após designação pelo vice-reitor Vahan Agopyan no exercício da reitoria.
Eleições IEA: candidatos debatem propostas para a próxima gestão por Sylvia Miguel — última modificação 19/02/2016 14:34
Chapa composta por Saldiva e Plonski defende diretrizes de atuação sobre novos temas, entre eles a criação de uma plataforma sobre urbanidade e qualidade de vida. Professores respondem a perguntas do público em encontro no dia 16 de fevereiro.
Eleição IEA: Propostas 16/02/2016 15:00 - 17:00 Sala de Eventos IEA, Rua Praça do Relógio,109, bl. K, 5º andar Cidade Universitária, São Paulo,por Rafael Borsanelli
As propostas para uma nova gestão do IEA por Mauro Bellesa — última modificação 11/03/2016 12:04
Encerrado o período de inscrição de chapas para a eleição do diretor e vice-diretor do IEA no dia 29 de março, foi confirmada a inscrição da chapa formada por Paulo Saldiva (para diretor) e Ary Plonski (para vice-diretor).
Encerradas as inscrições para candidatos a diretor e vice-diretor do IEA por Fernanda Rezende — última modificação 04/02/2016 10:23
As chapas inscritas e suas propostas serão divulgadas pelo IEA na segunda-feira, dia 1.
IEA abre inscrições para candidatos a diretor e vice-diretor por Mauro Bellesa — última modificação 04/02/2016 10:22
Portaria 2/16 do diretor do IEA regulamenta processo eleitoral para diretor e vice-diretor do Instituto.
Nomeada comissão que conduzirá o processo eleitoral para diretor e vice-diretor do IEA por Mauro Bellesa — última modificação 04/02/2016 10:22
Cinco docentes, sendo um deles externo à USP, constituem a Comissão Eleitoral do Processo de Eleição de Diretor e Vice-Diretor do Instituto.
Diretor e vice-diretor do IEA serão escolhidos de forma direta por Colégio Eleitoral amplo por Mauro Bellesa — última modificação 04/02/2016 10:21
Resolução do reitor oficializa decisão do Conselho Universitário sobre eleições para institutos especializados e museus