Eleição 2016 para a Diretoria
De acordo com a Resolução 7.155, a partir de 2016, a escolha de dirigentes do IEA passou a ser feita por um Colégio Eleitoral ampliado, que votou na chapa de candidatos a diretor e vice-diretor. Já na primeira eleição sob o novo modelo, realizada em 18 de fevereiro, todo o processo foi coordenado por uma Comissão Eleitoral, formada por um membro externo à USP, um representante do Conselho Deliberativo (CD) do IEA, um docente da Universidade e dois membros indicados pelo reitor. O Colégio Eleitoral incluiu todos os membros atuais e anteriores do CD, ex-diretores e ex-vice diretores e o presidente da Comissão de Pesquisa do IEA; e os diretores de todas as unidades USP e representantes das respectivas congregações no Conselho Universitário.
Resultado
No dia 12 de abril de 2016, foi publicada no Diário Oficial do Estado a designação de Paulo Saldiva e Guilherme Ary Plonski para os cargos de diretor e vice-diretor do IEA. Eles foram eleitos com 92 votos de um total de 101. Foram contabilizados também seis votos nulos e três em branco. Antes da designação pelo vice-reitor Vahan Agopyan (no exercício da reitoria), o resultado foi apurado pela Comissão Eleitoral do Instituto e aprovado pela Comissão de Legislação e Recursos (CLR).
Histórico do processo eleitoral de 2016
Informações aos candidatos
Portaria IEA nº 2 / 2016
Ficha de inscrição - Deve ser enviada pelas chapas ao e-mail iea@usp.br ou entregue na sede do IEA, acompanhada do programa de gestão.
O IEA recomenda que o programa de gestão apresentado pelos candidatos tenha, aproximadamente, 12 mil caracteres. Para embasar as propostas, podem ser utilizados os seguintes documentos:
Parâmetros Institucionais (Anexo A da Portaria IEA nº 2)
Parecer da Comissão de Assessores Externos do 4º Ciclo de Avaliação Institucional da USP 2010-2014 (Anexo B da Portaria IEA nº 2)
Dossiê IEAs: Ciência e Sociedade - Revista Estudos Avançados, edição 73
Candidaturas e propostas para o IEA
Conheça a proposta da chapa formada por Paulo Saldiva e Guilherme Ary Plonski (versão atualizada).
Assista o vídeo do debate com os candidatos.
Perguntas frequentes
Estou de férias. Posso votar?
Sim, inclusive os eleitores em cargos eletivos. Esses, caso queiram e justifiquem, também podem incumbir o vice-diretor ou seu suplente da tarefa. A Comissão Eleitoral deverá ser informada da substituição até o dia 12 de fevereiro.
Posso votar se estiver afastado?
Caso esteja afastado em atividade fora da USP ou por motivo de saúde, o eleitor em cargo eletivo não poderá votar. Esse eleitor deverá justificar a ausência e ser substituído pelo vice-diretor ou seu suplente. A Comissão Eleitoral deverá ser informada da substituição até o dia 12 de fevereiro. Ex-membros do Conselho Deliberativo podem votar mesmo estando afastados.
Não vou poder votar e não tenho suplente. O que devo fazer?
O eleitor que não dispuser de suplente e que estiver legalmente afastado de suas funções da Universidade ou não puder participar da eleição por motivo justificado não será considerado para o cálculo do quorum exigido pelo Estatuto da USP. A Comissão Eleitoral deverá receber a justificativa até o dia 12 de fevereiro.
Sou diretor de unidade e ex-conselheiro do IEA. Posso votar duas vezes?
De acordo com os artigos 210 e 211 do Regimento Geral, o eleitor que pertencer a mais de um colegiado terá direito a apenas um voto e não poderá ser substituído nos outros colegiados pelo suplente.
Como será a votação?
A eleição será realizada pela internet, podendo, em caráter excepcional, ser utilizado o sistema de votação convencional, com cédulas de papel. A votação convencional, será realizada na sede do IEA, no mesmo dia e horário da votação eletrônica.
Onde e quando receberei a senha para a votação eletrônica?
O eleitor receberá em seu e-mail, no dia da eleição, o endereço eletrônico, o identificador e a senha de acesso. O eleitor deverá informar ou confirmar seu e-mail pessoal, preferencialmente institucional USP, até o dia 12 de fevereiro.
Qual é a composição do colégio eleitoral?
O Colégio Eleitoral do IEA é formado pelos membros atuais e anteriores de seu Conselho Deliberativo (Diretor, Vice-Diretor e Conselheiros), pelo Presidente de sua Comissão de Pesquisa, pelos Diretores das Unidades de Ensino e Pesquisa e representantes das respectivas Congregações no Conselho Universitário.
Qual o calendário da eleição?
- Publicação da Portaria nº 2/2016: 19 de janeiro
- Inscrições de chapas: 19 a 29 de janeiro
- Divulgação das chapas: 1 de fevereiro
- Primeiro turno: 18 de fevereiro
- Segundo turno: 25 de fevereiro
- Divulgação dos resultados: 19 de fevereiro (1º turno) e 26 de fevereiro (2º turno)
As unidades e congregações devem indicar candidatos?
Não há previsão de que unidades e congregações façam indicações de candidatos, mas a divulgação e o incentivo de candidaturas é livre.
Como funcionam as inscrições de chapas?
Os candidatos a diretor e vice devem preencher a ficha de inscrição e formular um programa de gestão com aproximadamente 12 mil caracteres. Os documentos devem ser enviados por e-mail (iea@usp.br) ou entregues na sede do IEA até o dia 29 de fevereiro.