São Paulo
A sede do IEA fica no campus da USP em São Paulo, capital do Estado de São Paulo. Com mais 11,8 milhões de habitantes, São Paulo é a sexta cidade mais populosa do mundo e a primeira das Américas. Localizada no sudeste brasileiro, forma, com outros 38 municípios, uma das maiores regiões metropolitanas do mundo (cerca de 20 milhões de pessoas).
São Paulo é o mais importante centro financeiro e econômico do Brasil e da América do Sul. Contribuindo com cerca de 35% do Produto Interno Bruto (PIB) do país e com mais de 10% do paulista, é a 19ª cidade mais rica do mundo. De acordo com um estudo da PricewaterhouseCoopers (PwC), multinacional de serviços profissionais com sede em Londres, Inglaterra, São Paulo tem potencial para crescer 80% nos próximos anos e deve subir para a 13ª posição no ranking até 2020. A cidade gera tanta riqueza quanto o Chile, quinto maior país da América Latina, o que a coloca entre as 50 maiores economias do mundo. Além disso, foi classificada entre as 40 cidades que irão fazer a diferença na vida das pessoas no futuro, de acordo com uma pesquisa divulgada pelo McCann Worldgroup, rede global de agências de publicidade.
A metrópole sedia 26 universidades — três delas públicas — e 146 outras instituições de ensino superior, que, juntas, asseguram a educação e o treinamento de uma força de trabalho especializada. Está, ainda, entre as 45 melhores cidades acadêmicas do mundo segundo o QS, grupo britânico responsável por uma das mais importantes classificações anuais de universidades, o Top Universities.
Além de ser um núcleo econômico, acadêmico e financeiro, São Paulo também é um dos principais centros de cultura, lazer e entretenimento do Brasil, com uma ampla diversidade de museus, teatros, cinemas, parques, restaurantes e casas de espetáculo.
Foto: Fernando Stankuns