Você está aqui: Página Inicial / O IEA / Sala Verde / Carta Aberta do Conselho Deliberativo do IEA

Carta Aberta do Conselho Deliberativo do IEA

por Mauro Bellesa - publicado 27/11/2013 15:10 - última modificação 03/02/2016 12:29

Carta aberta do Conselho Deliberativo do Instituto de Estudos Avançados sobre a invasão e ocupação do complexo administrativo da USP pelos estudantes no período de 1º de outubro a 12 de novembro de 2013.

O Conselho Deliberativo do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo vem a público manifestar o seu repúdio aos atos de depredação praticados em sua sede pelos estudantes que invadiram e ocuparam instalações da Administração Central da Universidade no período de 1º de outubro a 12 de novembro de 2013. Esses atos afrontam o bom senso e violam o Código de Ética da Universidade.

Além de prejuízos materiais significativos ao patrimônio público e sofrimento emocional aos servidores da USP que ali trabalham em benefício dos próprios estudantes, os invasores causaram a interrupção de várias atividades acadêmicas e obstruíram procedimentos administrativos, inclusive os urgentes.

O IEA teve a programação do quarto trimestre deste ano afetada gravemente, assim como prejudicadas atividades futuras em fase de planejamento, inclusive as em parceria com instituições nacionais e internacionais.

Diante dos fatos relatados, o Conselho Deliberativo do IEA reafirma o compromisso do Instituto de prosseguir em sua missão, livre de constrangimentos às suas atividades, de modo a assegurar a continuidade do seu papel singular de local de diálogo interdisciplinar, sempre contemplando os melhores valores acadêmicos, de gestão e de convivência.

Adicionalmente, este Conselho enfatiza a importância das seguintes ações imediatas:

1. Formalizar, no âmbito do IEA, um programa que, sem reduzir de nenhuma forma as responsabilidades por desmandos e destruição, promova ampla discussão sobre as raízes do presente mal-estar e proponha políticas institucionais para a USP, de forma a gerar subsídios que contribuam com a atuação dos gestores e fóruns deliberativos da Universidade na proposição de iniciativas e na tomada de decisões;
  2. Sediar o IEA provisoriamente em outras instalações, com condições mais apropriadas, dentro ou fora do campus da Capital, até que a sede definitiva do Instituto, em fase de licitação, esteja concluída.

Conselho Deliberativo do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo
São Paulo, 19 de novembro de 2013