Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Mesa-redonda discute nova agenda social para o Brasil

Mesa-redonda discute nova agenda social para o Brasil

por Sandra Codo - publicado 05/08/2011 00:00 - última modificação 21/01/2014 10:50

Para apresentar os resultados de seminários sobre questões de políticas públicas sociais no Brasil, será realizado no dia 17 de agosto mesa-redonda sobre a nova agenda social para o Brasil. Esses seminários resultaram na publicação do livro "Brasil: A Nova Agenda Social".

livronovaagendasocial.jpg

Ao longo de 2010, Edmar Bacha, diretor do Instituto de Estudos de Política Econômica – Casa das Garças (Iepe/CdG), e Simon Schwartzman, presidente do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedades (Iets), organizaram uma série de seminários sobre questões pendentes nas políticas publicas sociais no Brasil. Os dois e outros 16 pesquisadores discutiram políticas de saúde, previdência social e políticas de renda, políticas de educação e políticas de segurança pública. Os debates resultaram no livro "Brasil: A Nova Agenda Social", organizado por Bacha e Schwartzman e lançado em junho.

A convite da direção do IEA, os dois organizados e os pesquisadores André Portela de Souza (FGV-SP) e Leandro Piquet Carneiro (IRI-USP)participarão de mesa-redonda no IEA sobre os principais aspectos abordados no livro. O evento será no dia 17 de agosto, às 14h30. Bacha e Schwartzman explicarão as motivações que os levaram a promover o ciclo de seminários, Souza falará sobre a Previdência Social e as políticas de renda e Carneiro tratará das políticas de segurança pública.

No prefácio do livro, Bacha e Schwartzman destacam que há uma contradição entre a complexidade crescente das políticas públicas na área social e as simplificações que ocorrem sempre que esses temas sociais são debatidos: "No debate público, as discussões tendem para dicotomias simples, invariavelmente em termos da 'generosidade' do setor público em distribuir benefícios: mais escolas, mais universidades, mais bolsas, mais atendimento médico gratuito, melhores aposentadorias, mais casas populares etc. Além dos óbvios limites financeiros dessas políticas distributivas, estas simplificações impedem que o país desenvolva a inteligência e a competência necessárias para que elas sejam implementadas de forma efetiva".

Nos seminários, cinco itens básicos nortearam as discussões das políticas públicas sociais: diagnóstico dos problemas principais de cada área, do ponto de vista da cobertura e da produtividade; que instituições e agências — públicas, privadas ou ONGs; federais, estaduais ou municipais — são responsáveis pelo provimento dos benefícios; em que medida a legislação permite ou dificulta a execução dessas políticas; custos e mecanismos de financiamento; e sugestões do ponto de vista institucional, gerencial, legal e financeiro para cada setor.

Click no link para assistir ao vídeo:

Brasil: A Nova Agenda Social

Veja as fotos do evento.