Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / UFMG sedia 3º Fórum de Institutos de Estudos Avançados brasileiros

UFMG sedia 3º Fórum de Institutos de Estudos Avançados brasileiros

por Mauro Bellesa - publicado 13/07/2015 18:45 - última modificação 19/02/2016 15:11

O 3º Fórum de Institutos de Estudos Avançados será realizado nos dias 11 e 12 de agosto na Universidade Federal de Minas Gerais.

Relacionado

3º Fórum de Institutos de Estudos Avançados
11 e 12 de agosto de 2015


 

ENCONTROS ANTERIORES

Workshop Estudos Avançados e a Universidade
São Paulo, outubro de 2011


 

2º Encontro Nacional de Institutos de Estudos Avançados do Brasil
Porto Alegre, agosto de 2013

O 3º Fórum de Institutos de Estudos Avançados nacionais será realizado nos dias 11 e 12 de agosto em Belo Horizonte (MG), com organização do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O encontro terá a participação dos principais dirigentes de IEAs de universidades do Distrito Federal e dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e Ceará.

O fórum dará continuidade às discussões ocorridas nos encontros de 2011, em São Paulo, e de 2013, em Porto Alegre. No segundo encontro, os diretores de IEAs assinaram a Carta de Porto Alegre, na qual propuseram a criação do Fórum  de Institutos de Estudos Avançados (FIEAs).

O fórum em Belo Horizonte debaterá mecanismos de interação e integração dos IEAs (inclusive a viabilidade de criação de uma entidade permanente), iniciativas de fomento à inter e transdisciplinaridade e propostas para ampliação da inserção internacional dos institutos.

Os institutos que participarão do fórum são: IEA-USP; Ieat-UFMG; Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam) da Universidade de Brasília; Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Fórum Pensamento Estratégico (Penses) da Unicamp; Colégio de Estudos Avançados (em organização) da Universidade Federal do Ceará; Instituto de Estudos da América Latina da Universidade Federal de Pernambuco; Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados (Ilea) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; e Instituto Mercosul de Estudos Avançados (Imea) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

 


3º Fórum dos Institutos de Estudos Avançados
11 e 12 de agosto
Local: UFMG Unidade Administrativa III, Sala 151, Av. Presidente Antônio Carlos, 6627, Campus Pampulha, Belo Horizonte, MG
Informações: telefone (31) 3409-4123, e-mail info@ieat.ufmg.br