Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / IEAs brasileiros se reúnem para discutir cooperação e criação de fórum

IEAs brasileiros se reúnem para discutir cooperação e criação de fórum

por Mauro Bellesa - publicado 23/08/2013 16:20 - última modificação 09/09/2015 15:26

O 2º Encontro Nacional de Institutos de Estudos Avançados do Brasil acontece nos dias 23 e 24 de agosto em Porto Alegre, no Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados (Ilea) da UFRGS.

FOTOS DO ENCONTRO
NOTÍCIA NO PORTAL DA UFRGS

2º Encontro Nacional de IEAs - 1
Representantes de IEAs brasileiros reunidos
no Ilea-UFRGS na tarde de 23 de agosto

O 2º Encontro Nacional de Institutos de Estudos Avançados do Brasil acontece nos dias 23 e 24 de agosto em Porto Alegre, no Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados (Ilea) da UFRGS. O objetivo do encontro é a discussão de projetos cooperativos entre os institutos, o encaminhamento de um programa de fomento junto às agências financiadoras de pesquisa e o lançamento da "Carta de Porto Alegre", que cria o Fórum Brasileiro de IEAs. Outra questão a ser debatida é a participação dos IEAs brasileiros na rede internacional University-Based Institutes for Advanced Study (Ubias), da qual já fazem parte o IEA-USP e o Centro de Estudos Avançados (Ceav) da Unicamp. Antes do encontro, os representantes de IEAs reúnem-se com o reitor da UFRGS, professor Carlos Alexandre Netto.

Além do diretor do Ilea-UFRGS, professor José Vicente Tavares dos Santos, participam do encontro os professores Maurício Alves Loureiro, diretor do Instituto Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) da UFMG; José Sérgio Leite Lopes, diretor do Centro Brasileiro de Altos Estudos (CBAE) da UFRJ;  Murilo Silva de Camargo, pesquisador do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam) da UnB; Martin Grossmann, diretor do IEA-USP; César Barreira, coordenador do Laboratório de Estudos da Violência da UFC; Diana Pereira Araújo, diretora do Instituto Mercosul de Estudos Avançados (Imea) da Unila; e Guillermo Juan Creus, professor sênior do Imea-Unila e ex-diretor do Ilea-UFRGS.

O 1º encontro de IEAs brasileiros foi o Workshop Estudos Avançados e a Universidade (assista ao vídeo), realizado no IEA-USP em 31 de outubro de 2011, com a participação dos então diretores do IEA-USP (César Ades), Ilea-UFRGS (Guillermo Juan Creus), Ceav-Unicamp (Pedro Paulo Funari), Ieat-UFMG (Maurício Loureiro) e do Ceam-UnB (Ricardo Caldas).

Foto: Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados