Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Novos passos rumo à internacionalização

Novos passos rumo à internacionalização

por Flávia Dourado - publicado 15/04/2013 12:00 - última modificação 12/02/2016 10:19

O diretor do IEA, Martin Grossmann, participou de encontro dos diretores dos Ubias, realizado na Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel.
Eliezer Rabinovici
Eliezer Rabinovici, ex-diretor do IEA da Universidade Hebraica de Jerusalém, fala sobre o papel dos Ubias
O IEA esteve presente no encontro dos diretores dos University-Based Institutes for Advanced Study (Ubias) - rede que integra 32 institutos de estudos avançados vinculados a universidades de todo o mundo. O evento, que teve como tema Shaping the Future: Navigating a Changing World, aconteceu nos dias 4 a 6 de março, no Instituto de Estudos Avançados da Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel.

Os participantes fizeram um balanço dos três anos de existência da rede, trocaram experiências, trataram de planos de cooperação bilaterais e multilaterais e definiram estratégias de interação e colaboração, além de debater questões ligadas a transformações globais em curso, como a primavera árabe e o futuro do ensino superior e da pesquisa.

Contribuições do IEA
No encontro, o diretor do IEA, Martin Grossmann, fez uma exposição sobre os resultados do primeiro ano do Projeto de Gestão 2012-2017 e apresentou, junto com Dapeng Cai, pesquisador do Instituto de Pesquisa Avançada (IAR, na sigla em inglês) da Universidade de Nagoya, Japão, o projeto-piloto da Academia Intercontinental - iniciativa experimental dos Ubias sob a responsabilidade do IEA e do IAR, que visa promover o intercâmbio científico entre gerações, disciplinas e culturas.

O conceito da Academia, apresentado por Grossmann e Cai pela primeira vez aos integrantes do Ubias, se resume na expressão "2+2+2+2": dois institutos da rede de dois continentes vão se unir para o desenvolvimento de uma pesquisa conjunta ao longo de dois anos, período em que serão realizados dois workshops. Para isso, serão selecionados 15 jovens pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento e universidades do mundo para se dedicar a um estudo colaborativo de caráter interdisciplinar, sob a orientação de três cientistas seniores.

Consolidação dos Ubias

O encontro dos diretores em Israel é o terceiro evento promovido pelos Ubias. O primeiro foi em outubro de 2010, quando aconteceu a conferência de fundação da rede, sediada pelo Freiburg Institute for Advanced Studies (Frias) da Albert-Ludwigs-Universität Freiburg, em Friburgo, Alemanha. O evento reuniu 32 institutos de estudos avançados de 19 países de cinco continentes para discutir o tema University-Based Institutes for Advanced Study in a Global Perspective: Promises, Challenges, New Frontiers.

O segundo evento, realizado em março de 2012 no Jawaharlal Nehru Institute of Advanced Studies (JNIAS) da Jawaharlal Nehru University, em Nova Delhi, Índia, reuniu representantes de oito dos 11 institutos que compõem o comitê de coordenação dos Ubias, incluindo Grossmann. Na ocasião, os participantes definiram propostas preliminares de cooperação entre os institutos, entre elas a criação da Academia Intercontinental.

Um quarto evento já está agendado para setembro deste ano - a conferência interdisciplinar Scientific and Academic Knowledge, que acontecerá no Peter Wall Institute for Advanced Studies da University of British Columbia, em Vancouver, Canadá.

 

INTEGRAÇÃO DO IEA

Como resultado dos contatos, intercâmbios e debates promovidos pelos encontros dos Ubias, o IEA vem dialogando, articulando parcerias e estabelecendo relações mais estreitas com outros institutos da rede e de fora dela, como é o caso do Institute for Avanced Study (IAS) de Princeton, nos EUA.

Em março de 2011, Peter Goddard, diretor do IAS, e Eliezer Rabinovici, diretor do Instituto da Universidade Hebraica de Jerusalém, foram recebidos pelo vice-reitor executivo de Relações Internacionais da USP, Adnei Melges de Andrade, e pelo então diretor do IEA, César Ades. Tanto Goddard quanto Rabinovici falaram sobre o funcionamento de seus institutos e sobre a especificidade dos estudos avançados.

Em abril de 2012, foi a vez de Aditya Mukherjee, diretor JNIAS, visitar o IEA. No encontro Democracias de Alta Densidade: Brasil e Índia, Mukherjee tratou das origens e diretrizes acadêmicas do seu instituto e da universidade que o abriga, enquanto Grossmann apresentou o Projeto de Gestão 2012-2017 do IEA. (Assista ao vídeo-mesa1 e vídeo-mesa 2).

A última visita do gênero aconteceu em fevereiro deste ano, quando Cai e Susumu Saito, também pesquisador do IAR, estiveram no IEA para o evento A Pesquisa Avançada em Nagoya. Cai falou sobre o conceito e o funcionamento da Academia Intercontinental e Susumu fez uma exposição sobre as boas práticas adotadas pelo IAR para o desenvolvimento de pesquisas de alto nível. (Assista ao vídeo)

Discussões sobre eventos como esses e outras atividades relacionadas à dinâmica dos institutos de estudos avançados, às formas de cooperação entre eles e aos encontros organizados pelos Ubias têm lugar na Sala Verde - seção do site do IEA que mantém, organiza, debate e apresenta as principais ideias que inspiram e subsidiam o projeto institucional da atual gestão do Instituto.