Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Abertas as inscrições para o 2º Congresso de História da Ciência e da Técnica

Abertas as inscrições para o 2º Congresso de História da Ciência e da Técnica

por Mauro Bellesa - publicado 24/10/2018 10:55 - última modificação 14/12/2018 14:33

2º Congresso de História da Ciência e da Técnica será realizado de 10 a 12 de abril de 2019, no Auditório Nicolau Sevcenko, no Prédio da História e Geografia, Cidade Universitária, São Paulo. As inscrições de trabalhos podem ser feitas até 11 de janeiro de 2019.

2º Congresso de História da Ciência e da TécnicaOs interessados em apresentar comunicação oral ou pôster no 2º Congresso de História da Ciência e da Técnica, têm até o dia 11 de janeiro para encaminhar os resumos das contribuições à coordenação do encontro. A notificação de aceite acontecerá no dia 1º de fevereiro.

Organizado pelo Centro Interunidades de História da Ciência (CHC) da USP e pelo Grupo de Pesquisa Khronos: História da Ciência, Epistemologia e Medicina do IEA, o congresso será realizado de 10 a 12 de abril de 2019, no Auditório Nicolau Sevcenko, no Prédio da História e Geografia USP, Cidade Universitária, São Paulo, com transmissão ao vivo pela internet.

O sucesso do 1º Congresso, ocorrido em novembro de 2017, foi o principal estímulo para a promoção da segunda edição da iniciativa, agora mais abrangente, graças à abertura à participação de integrantes de todas as universidades e institutos de pesquisa paulistas e professores de escolas de ensino básico do Estado.

O congresso tem por tema "Desafios Contemporâneos" e pretende partir da historicidade das atividades científicas e técnicas para problematizar a relevância dessa história para a sociedade em geral, além de proporcionar uma oportunidade para o estreitamento das relações entre pesquisadores.

Tópicos

Serão aceitos trabalhos compreendidos pelos seguintes tópicos historiográficos:

• ideias, instituições e lugares ligados ao conhecimento científico e técnico;
  • comunicação e divulgação do saber científico e técnico;
  • controvérsias científicas e técnicas;
  • relações entre ciências e técnicas;
  • políticas públicas e o papel social dos cientistas e técnicos;
  • fontes, documentação e historiografia da ciência e técnica;
  • desenvolvimento científico e técnico local/global;
  • a história da ciência e seu diálogo com a educação;
  • história da ciência, filosofia da ciência e suas interfaces.

Submissão de trabalhos

O resumo para comunicação oral ou pôster deve ter texto com 800 a 1.600 caracteres, título com até 160 caracteres, três a cinco palavras-chave, nome(s) do(s) autor(es) e seu vínculo institucional. O envio até 11 de janeiro deve se dar mediante ficha de inscrição online.

Cada participante pode ser o primeiro autor de apenas um trabalho, seja comunicação oral ou pôster, e coautor de mais dois. Os alunos de graduação podem se inscrever apenas na modalidade pôster.

Taxas

Destinadas a cobrir despesas gerais do congresso, as taxas de inscrição de trabalhos serão cobradas - das comunicações e pôsteres aceitos - por meio de boleto bancário e devem ser pagas até 15 de fevereiro.

As taxas variam de R$ 10,00 a R$ 60,00 no caso de associados ao CHC-USP e de R$ 20,00 a R$ 120,00 para não sócios do centro. Ouvintes sem recebimento de certificado serão isentos. (Veja a tabela com as taxas para cada perfil de participante.)

2º Congresso de História da Ciência e da Técnica
10 a 12 de abril de 2019
Auditório Nicolau Sevcenko, Prédio da História e Geografia, avenida Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
Submissão de trabalhos (até 11 de janeiro) por ficha de inscrição online