Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Programação da 3ª Semana Franco-Uspiana reafirma parceria acadêmica entre Brasil e França

Programação da 3ª Semana Franco-Uspiana reafirma parceria acadêmica entre Brasil e França

por Lívia Uchoa - publicado 04/09/2024 11:40 - última modificação 06/09/2024 11:44

A terceira edição irá celebrar os laços entre as universidades e instituições francesas com a USP

Semana franco uspiana
Arte para divulgação da Semana | Imagem: Tie Ito - IEA/USP
A terceira edição da Semana Franco Uspiana de Cooperação Científica acontecerá entre os dias 16 e 20 de setembro no Instituto de Estudos Avançados (IEA) e em outros locais da Universidade de São Paulo (USP). Com objetivo de integrar diferentes áreas da pesquisa e membros da comunidade científica, a edição foi organizada para ressaltar a importância e a longevidade das relações entre universidades e instituições de pesquisa francesas com a USP.

O evento terá seminários, conferências especiais e mesas-redondas, além de marcar o lançamento do primeiro colóquio do Laboratório Internacional de Pesquisa (IRL, na sigla em inglês) do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS-USP). Todas as atividades realizadas no IEA serão presenciais e transmitidas ao vivo pela internet. Nos demais locais, não haverá transmissão online. Exposições em francês terão tradução simultânea.

A abertura oficial da Semana terá a presença de Carlos Gilberto Carlotti, reitor da USP; Alexandra Mias, consulesa geral da França em São Paulo; Paulo Nussenzveig, pró-reitor de Pesquisa e Inovação; Sérgio Proença, presidente da Aucani; Valérie Brisset; diretora adjunta da diplomacia cultural do Ministério das relações exteriores da França; Marisa Midori, professora da Escola de Comunicação e Artes (ECA) e pesquisadora do IEA; e Marion Magnan, adida para ciência e tecnologia do Consulado Geral da França em São Paulo.

Logo após a cerimônia, também no IEA, o diretor de pesquisa do CNRS e chefe da Unidade Conjunta de Pesquisa para os Países Germânicos, Michel Espagne, abrirá o Ciclo de Conferências da Semana. Com a exposição “Historiografia das Transferências Culturais e a América Latina”, o pesquisador francês abordará a noção de transferência cultural e seus questionamentos sobre comparação e influência. Segundo os organizadores da Semana, a conferência busca resgatar a história do conceito de transferências culturais e situar seus usos no contexto latino-americano.

Ainda sobre esse tema, Espagne irá proferir, no dia 19 às 14h no IEA, a conferência “Transferências Culturais e História do Livro”, na qual irá relacionar a história dos livros e seus capítulos com a questão das transferências culturais. “A história do livro é também uma história de traduções, de bibliotecas públicas e privadas e seus sistemas de classificação, uma história de órgãos de revisão, de publicações fora das fronteiras linguísticas, de censura, uma história de editoras e suas redes internacionais”, acrescentam os organizadores.

Eventos especiais

A primeira atividade da Semana será o colóquio "Mundos em Transição", nos dias 16 e 17, às 9h, no IEA. Com objetivo de enfrentar as questões atuais no campo da tecnologia, comunicação e interação entre homem e natureza, os participantes irão investigar a forma como essas questões afetam sociedades marcadas pela desigualdade. As palestras do dia abordarão temas como as migrações entre o Brasil e a França no século 20, a relação entre religião e ecologia, transições ecológicas na Amazônia, povos indígenas e a produção de sociobiodiversidade e os benefícios da tecnologia para as ciências humanas.

Projeto online cataloga marcos da relação Brasil-França

No dia 16 de setembro, será lançado o projeto “Trânsitos | Circulations - Enciclopédia Digital das Relações entre a França e o Brasil (1880-1980)”, desenvolvido no IEA pelo Grupo de Pesquisa Brasil-França, coordenado por Marisa Midori. A enciclopédia virtual foi criada para mapear e registrar pessoas, obras, instituições, eventos e conceitos que transitaram entre os dois países. Em sua primeira fase, a página reunirá verbetes relativos ao período de 1880 a 1980. O lançamento acontecerá durante as Jornadas CNRS-USP “Mundos em Transição”, às 14h30, no IEA.

O Ciclo de Conferências da Semana também terá a participação de Antoine Lilti, professor de história com foco no iluminismo, e Serge Paugam. Lilti apresentará a conferência “O Filósofo e o Charlatão. As Luzes Diante do Público”, no dia 18, às 18h30, analisando a relação entre a figura do charlatão, que afeta a razão e assombra as luzes, com a do filósofo. O evento será no Auditório István Jancsó (BBM-USP).

Paugam fará a exposição da conferência “Explorar as Desigualdades Relacionais: a Contribuição da Teoria do Vínculo Social”, no dia 19, às 16h, no IEA. A partir de uma apresentação sobre os laços e vínculos dos indivíduos, ele analisará a teoria do vínculo social e seu diálogo com a teoria das redes sociais, de um lado, e a teoria do capital social, de outro. Paugam é sociólogo, diretor de pesquisa no CNRS e diretor da Équipe de Recherches sur les Inégalités Sociales (ERIS) do Centre Maurice Halbwachs (CMH).

A Jornada USP 90 anos discutirá a circulação e as trocas científicas entre Brasil e França, tratando dos embaixadores e investigadores nas ciências humanas e o caso do sociólogo e antropólogo francês Roger Bastide. Membro da missão de Lévi-Strauss no Brasil, ele lecionou no curso de Ciências Sociais na USP até 1954 e dedicou-se ao estudo das religiões afro-brasileiras, da arte e da literatura nacionais e do sincretismo religioso no país.

Do dia 16 a 19, acontecerá o “Seminário Internacional Afluências nas Artes desde Dacar”, em diferentes locais. Com quatro mesas-redonda e um cine-debate sobre o filme “Fesman 2010 de Leste a Oeste, de Norte ao Sul”, o seminário abordará temas como a história de Dakar, a pesquisa na construção do pensamento artístico e musicalidades e performances na África Ocidental.

Também integra a programação a terceira edição do “Seminário de Pesquisa em Projeto de Arquitetura”, com apresentação de 18 mesas de pesquisas que estão em andamento na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP), no dia 18, às 10h.

Além dos ciclos e seminários, o evento terá a mesa-redondaMudanças Climáticas e Proteção dos Direitos Humanos: Desafios Jurídicos”, no dia 19, às 9h, no Auditório Goffredo da Silva Telles (Faculdade de Direito - Largo do São Francisco), e o workshopDa América ao Pacífico: para Além do Mito do ‘Selvagem’” no dia 20, às 14h, no IEA, com Antoine Lilti e Andrea Daher.



III Semana Franco-Uspiana de Cooperação Científica

Acesse a programação completa aqui

Os eventos que acontecem na sede do IEA-USP serão transmitidos ao vivo em www.iea.usp.br/aovivo

Exposições em francês terão tradução simultânea