Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / 3º Congresso de História da Ciência e Técnica enfatiza diálogo com outras áreas do conhecimento

por Mauro Bellesa - publicado 07/11/2023 09:55 - última modificação 02/01/2024 09:01

Diálogos e Fronteiras é o tema do 3º Congresso de História da Ciência e Técnica da USP, que se realiza de 8 a 10 de novembro no campus Butantã da Universidade. O congresso é organizado pelo Grupo de Pesquisa Khronos: História da Ciência, Epistemologia e Medicina do IEA e pelo Centro Interunidade de História da Ciência (CHC) da USP.

Logo do 3º Congresso de História da Ciência e TécnicaDiálogos e Fronteiras é o tema do 3º Congresso de História da Ciência e Técnica da USP, que se realiza de 8 a 10 de novembro no campus Butantã da Universidade. A programação inclui conferências, simpósios temáticos, mesa-redonda e sessões de pôsteres. A participação é aberta a pessoas não inscritas.

Organizado pelo Grupo de Pesquisa Khronos: História da Ciência, Epistemologia e Medicina do IEA e pelo Centro Interunidade de História da Ciência (CHC) da USP, o congresso visa discutir a historicidade das atividades científicas e técnicas, em diálogo com a sociedade.

De acordo com o professor Gildo Magalhães dos Santos, coordenador do grupo e diretor do CHC, o alcance das atividades científicas e técnicas é cada vez mais extraordinário, mas a divulgação e acessibilidade aos resultados não são satisfatórias. “A história por trás desse desenvolvimento mostra a necessidade de transpor fronteiras e colocar a ciência e a técnica em diálogo com outras áreas de conhecimento”, acrescenta.

As manhãs dos três dias serão dedicadas a 11 simpósios temáticos sobre:

• Ideias, Instituições e Lugares Ligados ao Conhecimento
  • Comunicação e Divulgação do Saber Científico e Técnico
  • Controvérsias Científicas e Técnicas
  • Relações entre Ciências e Técnicas
  • Instrumentos e Ferramentas de Pesquisa
  • Políticas Públicas e o Papel Social de Cientistas e Técnicos
  • Fontes, Documentação e Historiografia
  • Desenvolvimento Científico/Técnico Local e Global
  • A História da Ciência e Técnica e o Seu Diálogo com a Educação
  • História da Ciência, Filosofia da Ciência e Suas interfaces
  • Interdisciplinaridade e Complementaridade de Conhecimentos

Os simpósios serão realizados em salas do Departamento de Geografia e do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) - na Avenida Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo - e em salas do Instituto Butantan, com acesso próximo aos departamentos.

No dia 8, às 14h30, o historiador da ciência Lewis Pyenson, professor emérito da Universidade do Oeste de Michigan, EUA, fará a conferência “A Relevância de Einstein e Picasso para a Educação Hoje” [em inglês, sem tradução]. No mesmo dia, às 17h, será inaugurada a instalação “Ciência e Arte”, com curadoria do artista plástico Walter Miranda.

No dia 9, às 11h, o professor João Cortese, do Instituto de Biociências da USP, fará a conferência "Pascal e uma 'Filosofia da Prioridade': Como Avaliar a Generalidade Matemática em um Concurso?". Às 14h30 do mesmo dia, acontece a mesa-redonda “Financiamento e Políticas Públicas de Ciência e Tecnologia”, com a participação de Olival Freire Junior (diretor científico do CNPq), Paulo Lee Ho (Instituto Butantan) e Kip Garland (iSEED). Às 17h, ocorrerá o lançamento dos livros:

• “Entre Metafísica, Distopia e Mecenato”, de Vanete Santana-Dezmann;
  • “Robôs e Inteligência Artificial nas Telas - Tecnociência, Imaginário e Política na Ficção”, de Lívia de Pádua Nóbrega;
  • “Spaces and Ideas - An Overview of the Entangled German ‘Begegnung’ with Brazil”, de vários autores;
  • "Meu caro Einstein e Outras Histórias da Ciência e da Técnica", de Gildo Magalhães dos Santos.

As sessões de pôsteres serão nos dias 8 e 10, das 12 às 14h. A última conferência do congresso será feita por Gildo Magalhães dos Santos no dia 10, às 14h30, sobre o tema “Controvérsias Científicas: Cui Prodest?".

As três conferências e a mesa-redonda serão realizadas no Auditório Milton Santos, no Departamento de Geografia da FFLCH.

3º Congresso de História da Ciência e Técnica da USP - Diálogos e Fronteiras
8 a 10 de novembro
Prédio de Geografia e História e Instituto Butantan, Cidade Universitária, São Paulo
Mais informações: envie mensagem para