Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Edição da Intercontinental Academia sobre 'inteligência e inteligência artificial' começa em 13 de junho

Edição da Intercontinental Academia sobre 'inteligência e inteligência artificial' começa em 13 de junho

por Mauro Bellesa - publicado 27/05/2021 16:50 - última modificação 02/06/2021 08:59

Logo da 4th Intercontinental Academia

"Inteligência e Inteligência Artificial" é o tema da quarta edição da Intercontinental Academia (ICA4), com Sessão de Abertura online de 13 a 18 de junho. As demais sessões acontecerão em outubro em Paris, França, e em junho de 2022 em Belo Horizonte.

A Intercontinental Academia é um projeto da Ubias, rede internacional de institutos de estudos avançados vinculados a universidades. Cada edição é organizada por dois IEAs de diferentes continentes. A ICA4 é uma realização do Instituto de Estudos Avançados Interdisciplinares (Ieat) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Instituto de Estudos Avançados de Paris (integrante da Rede Francesa de IEAs). [Leia sobre as edições anteriores no box abaixo.]

O objetivo da Ubias desde que implantou o projeto em 2015 tem sido criar redes globais de futuros líderes de pesquisa, para que trabalhem juntos em mudanças de paradigmas e pesquisas transdisciplinares sob a mentoria de eminentes pesquisadores de várias parte do mundo.

Andre Fujita, Patricia Soarez e Evandro Castro
Participantes brasileiros da ICA4 (a partir da esq.): André Fujita, Patricia Coelho de Soárez e Evandro Castro

Segundo os organizadores da ICA4, a edição irá explorar questões interdisciplinares fundamentais na intersecção da ciência cognitiva, neurociência e inteligência artificial (IA).

Ao ressaltar a importância do tema da edição, eles destacam que avanços decisivos têm ocorrido nas últimas décadas na análise da atividade cerebral e sua contraparte comportamental, bem como nas ciências de processamento de informações. "Complementaridades entre neurociência/ciência cognitiva e IA possibilitam a exploração de sinergias e levantam questões éticas entre essas disciplinas, que envolvem desafios e oportunidades enormes para o progresso da sociedade."

Edições anteriores

primeira edição da Intercontinental Academia foi realizada em 2015/2016 e seu tema foi o "Tempo". Os organizadores  foram o IEA-USP e o Instituto de Pesquisa Avançada da Universidade de Nagoya, Japão. A partir dos debates da edição, os participantes produziram o curso Off the Clock: The Many Faces of Time, um massive open online course (Mooc)  disponível na plataforma Coursera.

"Dignidade Humana" foi o tema da segunda edição, em 2016. Os responsáveis pela iniciativa foram o Centro de Pesquisa Interdisciplinar da Universidade de Bielefeld, Alemanhã, e o Instituto de Estudos Avançados de Israel da Universidade Hebraica de Jerusalém.

Em 2018/2019, aconteceu a terceira edição, que tratou do tema "Leis: Rigidez e Dinâmica. Os organizadores foram o Instituto de Estudos Avançados da Universidade Tecnológica de Nanyang, Singapura, e o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Birmingham, Reino Unido.

Alguns dos mentores

Ada Yonath
Ada Yonath

Robert Aumann
Robert Aumann

Martin Rees
Martin Rees

António Damásio
António Damásio

Timnit Gebru
Timnit Gebru

Zaven Paré
Zaven Paré

Em paralelo a Sessão 2, programada para junho de 2022, em Belo Horizonte, serão realizada uma Sessão Satélite na UFMG, com conferências e mesas-redondas e a participação de mentores da ICA4 e outros convidados do meio acadêmico e do setor produtivo, com transmissão ao vivo pela internet.

Alguns dos temas dessa sessão serão: "Fundamentos e Ética da IA", "Inteligência e Racionalidade", "Cognição e Neurociências", "Explorações Interdisciplinares da IA" e "IA e Ciências da Saúde".

Selecionados

Dos 60 candidatos a participar da 4ª ICA  (23 deles brasileiros), foram escolhidos 19 pesquisadores atuantes em universidades e institutos de pesquisa do Brasil, Alemanha, França, Reino Unido, Polônia, Estados Unidos, Japão, África do Sul, Israel e Países Baixos. As áreas de pesquisa dos selecionados incluem matemática, computação, engenharia, direito, filosofia, linguística, neurociência e história.

Os três brasileiros selecionados são: o cientista de computação André Fujita (indicado pelo IEA-USP), professor associado do Departamento de Computação do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP; a  professora associada Patricia Coelho de Soárez (com inscrição independente), do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina (FM) da USP, especialista em avaliação tecnológica e econômica em saúde e em modelos de análise de decisão; e o linguista computacional Evandro Cunha (indicado pelo Ieat), professor da Faculdade de Letras da UFMG.

A expectativa de Fujita é participar de intensas discussões filosóficas e científicas com os demais participantes e obter "estímulos e inspiração" para tornar mais vigoroso o Programa de Pós-Graduação em Bioinformática da USP, por ele coordenado.

Fujita ressalta que a bioinformática é um campo interdisciplinar integrado por pesquisadores em matemática, ciência da computação, física, química, biologia, medicina e engenharia, entre outras. "As pessoas costumam definir a bioinformática como o estudo de big data de áreas da biologia com o uso de técnicas computacionais. Penso que poderíamos definir a bioinformática como o campo que usa inteligência artificial para descobrir como células e seres aprendem ou adquirem inteligência."

A proposta para a ICA4 de Patrícia, que integra o Grupo de Estudos em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, é a adoção de um ponto de vista holístico na avaliação das contribuições da IA nos cuidados com a saúde, incluindo os impactos econômicos, éticos e sociais. De maneira mais específica, seu interesse são as implicações da incorporação da IA em políticas de saúde, processos de tomada de decisão e na igualdade do sistema de saúde brasileiro.

Entre suas expectativas em relação à ICA4 estão obter subsídios para o desenvolvimento de um projeto de pesquisa interdisciplinar sobre a importância da IA para a tomada de decisão em saúde.  Ela espera também aprender sobre procedimentos aplicáveis e ferramentas necessárias para ampliar o impacto de suas pesquisas e alavancar o desenvolvimento de sua carreira como líder de pesquisa.

O principal interesse de pesquisa de Cunha é a comunicação mediada por computador e o uso de métodos computacionais para a solução de problemas linguísticos, especialmente aqueles relacionados com linguística histórica, revitalização de línguas ameaçadas e neurociência da linguagem.

Na ICA4, ele pretende discutir as aplicações da ciência da linguagem em IA e os efeitos da tecnologia na comunicação humana, principalmente no que diz respeito à manipulação, extremismo e disseminação de desinformação no cenário corrente de pandemia e crise climática.

Mentoria

Os participantes contarão com o apoio de 17 mentores, todos eminentes pesquisadores de reconhecimento mundial em várias áreas científicas, filosofia e artes. Entre eles figuram a bióloga molecular Ada Yonath, do Instituto Weizmann, de Israel, Prêmio Nobel de Química de 2009; o economista Robert Aumann, ganhador do Prêmio Nobel de Economia de 2005, professor da Universidade Hebraica de Jerusalém, de Israel; o astrofísico e cosmólogo Martin Rees, Astrônomo Real Britânico e cofundador do Centro para o Estudo de Risco Existencial da Universidade de Cambridge; o neurologista e neurocientista António Damásio, especialista nos processos mentais subjacentes às emoções, aos sentimentos e à consciência; a cientista de computação Timnit Gebru, cofundadora do Black in AI, organização de apoio a pesquisadores e profissionais negros de IA, e uma das ex-líderes da equipe de pesquisa em inteligência artificial ética do Google; e o artista Zaven Paré, dedicado às novas mídias e robótica e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Os coordenadores da ICA4 são: Guilherme Ary Plonski, diretor do IEA e até recentemente coordenador do Conselho Diretivo da Ubias; Estevam Barbosa de Las Casas, diretor do Ieat-UFMG; Eliezer Rabinovici, professor do Instituto de Física da Universidade Hebraica de Jerusalém e proponente do projeto Intercontinental Academia; e Olivier Bouin, diretor da Rede Francesa de IEAs e novo coordenador do Conselho Diretivo da Ubias.

Fotos: Divulgação/4th Intercontinental Academia