Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / 4º encontro de ciclo sobre idosos trata de fisiologia e fisiopatologia do envelhecimento

por Flávia Dourado - publicado 23/05/2011 00:00 - última modificação 08/04/2013 17:15

O quarto encontro do ciclo de seminários "O Idoso no Brasil: Estado da Arte e Desafios" será sobre "Fisiologia e Fisiopatologia do Envelhecimento". O evento acontece no dia 31 de maio, às 14h, no auditório do Instituto de Psicologia (IP) da USP.

maosidoso.jpgO ciclo de seminários "O Idoso no Brasil: Estado da Arte e Desafios" realiza o seu quarto encontro no dia 31 de maio (terça-feira), às 14h, no auditório do Instituto de Psicologia (IP) da USP. Desta vez o tema é "Fisiologia e Fisiopatologia do Envelhecimento".

Os expositores serão dois docentes da USP: Eduardo Ferriolli, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), e Wilson Jacob Filho, da Faculdade de Medicina (FM). A coordenação será do também coordenador do ciclo David Braga Jr., do Grupo Mais do Hospital Premier.

Iniciado em outubro de 2010, o ciclo tem por objetivos organizar uma agenda dedicada aos idosos, estudar um modelo de atenção integral e identificar ações que contribuam com as diretrizes da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, aprovada pela Portaria 2.528/06 do Ministério da Saúde.

Os três primeiros encontros foram:

• 18 de outubro de 2010 - "Demografia e Referência Legal", com Salete Maccalóz, desembargadora federal e professora da UFRJ e da Uerj, e Marília Louvison, da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo.
    (ASSISTA AO )
  • 24 de dezembro de 2010 - "Políticas Públicas Relacionadas à Pessoa Idosa", com Solange Kanso El Ghaouri, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), e José Luiz Riani Costa, da Unesp.
    (ASSISTA AO )
  • 29 de março de 2011 - "Aspectos Urbanos e Habitacionais em uma Sociedade Que Envelhece", com Alexandre Kalache, médico e pesquisador de saúde pública, e Guita Grin Debert, da Unicamp.

Os temas das nove mesas-redondas restantes serão:

• modelos de atenção e de organização das redes de serviços e
    linhas de cuidados, financiamento, estrutura, processos e impactos;
  • formação e capacitação profissional;
  • sistema de informação;
  • trabalho, renda, previdência e assistência social;
  • empreendedorismo, lazer, entretenimento, cultura e arte;
  • hospitais, casas de repouso, asilos, residências protegidas;
  • questões jurídicas, custódia, interdição, tutela, herança, testamento;
  • questões relacionadas à bioética, a biologia x a biografia;
  • o direito relacionado à imagem, à linguagem e à memória; de decisão sobre a terminalidade da vida.

A partir desses debates, pretende-se elaborar uma proposta de agenda voltada à melhoria da qualidade de vida dos idosos e vinculada aos seguintes aspectos:

• promoção do envelhecimento ativo e saudável;
  • atenção integral, integrada à saúde da pessoa idosa;
  • estímulo às ações intersetoriais, visando à integralidade da atenção;
  • provimento de recursos capazes de assegurar qualidade da atenção à saúde da pessoa idosa;
  • estímulo à participação e fortalecimento do controle social;
  • formação e educação permanente dos profissionais de saúde do SUS na área de saúde da pessoa idosa;
  • divulgação e informação sobre a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa para profissionais de saúde, gestores e usuários do SUS;
  • promoção de cooperação nacional e internacional das experiências na atenção à saúde da pessoa idosa;
  • apoio ao desenvolvimento de estudos e pesquisas.