Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Encontro debate exposições sobre arte contemporânea brasileira e africana

Encontro debate exposições sobre arte contemporânea brasileira e africana

por Mauro Bellesa - publicado 16/11/2017 12:15 - última modificação 17/11/2017 13:06

O encontro "Exposições 5: 'Meio Século de Arte Brasileira' e 'Africa Africans'" será realizado no dia 21 de novembro, às 14h30, no IEA.

As artes visuais brasileiras dos anos 50 ao início deste século e a arte africana contemporânea serão os temas do quinto encontro dedicado a exposições do ciclo "Cultura, Institucionalidade e Gestão". O evento será no dia 21 de novembro, às 14h30, na Sala de Eventos do IEA, com transmissão ao vivo pela internet.

Coleção "Meio Século de Arte Brasileira"
Os quatro volumes sobre as exposições do projeto Meio Século de Arte Brasileria

O crítico, curador e professor Agnaldo Farias, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, será o expositor sobre o projeto Meio Século de Arte Brasileira, realizado pelo Instituto Tomie Ohtake em 2006 e 2007. O artista e curador Emanoel Araújo, diretor do Museu Afro Brasil, falará sobre a exposição "Africa Africans", produzida pelo museu em 2015.

O ciclo é uma realização da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência , convênio entre o IEA e o Itaú Cultural, patrocinador da iniciativa. O designer gráfico Ricardo Ohtake, diretor do Instituto Tomie Ohtake, é o atual titular da cátedra. É dele a organização do ciclo e a coordenação dos encontros.

Panorama brasileiro

O objetivo do projeto Meio Século de Arte Brasileira foi traçar um panorama das artes visuais no Brasil desde a década de 50 até o início dos anos 2000, período coincidente com a produção de Tomie Ohtake (1913-2015).

O projeto organizou quatro exposições, uma para cada década ou período e seguida de uma publicação específica. Diferentes curadores trataram dos períodos definidos e os analisaram a partir da produção dos artistas.

As exposições e respectivos curadores foram:

• "Pincelada, Pintura e Método, Projeções da Década de 50" - Paulo Herkenhoff (agosto-setembro/2006);
  • "Geração da Virada, 10+1: Os Anos Recentes da Arte Brasileira" - Agnaldo Farias e Moacir dos Anjos (outubro-novembro/2006);
  • "80/90 - Modernos, Pós-Modernos etc." - Curadoria de Agnaldo Farias (maio-junho/2007);
  • "Arte como Questão - Anos 70" - Glória Ferreira (setembro-outubro/2007).

Exposição "Africa Africans"
Exposição "Africa Africans", realizada pelo Museu Afro Brasil em 2015

África

A "Africa Africans" foi a maior mostra de arte contemporânea africana já realizada no Brasil. A programação incluiu instalações, pinturas, vídeos, esculturas, moda e um encontro para discussões com os artistas. A exposição contou com cerca de 100 obras de mais de 20 artistas, em diversos suportes e linguagens, além de obras pertencentes ao acerco do museu e à coleção particular de Emanoel Araújo.

Entre os artistas africanos participantes da exposição estavam o nigeriano-britânico Yinka Shonibare MBE, o ganês radicado na Nigéria El Anatsui, considerado o maior artista africano da atualidade, e o também nigeriano Bright Ugochukwu Eke. A mostra teve ainda a apresentação de trabalhos de cinco estilistas africanos. atividade que integrou o calendário da 39ª São Paulo Fashion Week.

Exposições 5: "Meio Século de Arte Brasileira" e "Africa Africans"
21 de novembro - 14h30
Sala de Eventos do IEA, rua da Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo
Transmissão ao vivo pela internet