Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / A Amazônia brasileira sob diversos enfoques

A Amazônia brasileira sob diversos enfoques

por Sandra Codo - publicado 05/10/2002 00:00 - última modificação 02/06/2015 17:53

Lançamento da revista Estudos Avançados (45) tem conferência do sociólogo José de Souza Martins e análise de fotografias sobre manifestações religiosas populares.

"Um retrato multifacetado e sem retoques de uma região cuja área e complexidade biológica e humana não encontram par no planeta". Assim Alfredo Bosi, editor da revista Estudos Avançados, classifica o principal destaque da edição nº 45 (maio-agosto/2002): um conjunto de textos "diferenciados" sobre a Amazônia brasileira.

meninario.gif
Altamira, Pará, 2001 (Foto de Paula Sampaio/Kamara-Kó)

O lançamento da edição foi no dia 12 de setembro, no IEA, com a participação de José de Souza Martins, professor do Departamento de Sociologia da FFLCH/USP, que comentou sua análise – publicada na edição – de fotografias de manifestações religiosas populares. Para dialogar com o sociólogo e com o público, estiveram presentes os fotógrafos Antonio Saggese, José Bassit e Adenor Gondin, autores de fotografias que ilustram o texto de Martins.

Os artigos sobre a Amazônia brasileira tratam de tópicos fundamentais para o conhecimento da região: os ecossistemas, o ordenamento territorial, os recursos minerais e florestais, as emissões e o sumidouro de carbono, a história da ocupação e da conquista. Esses aspectos englobam os principais desafios sociais e ecológicos enfrentados pelos 20 milhões de brasileiros – incluindo as diversas etnias indígenas – que vivem na região. Os artigos são de Aziz Ab´Sáber, Márcio Souza, Carlos Nobre, Gerd Kohlhepp, Antonio Nobre, Regina Maria Fonseca Gadelha, Breno Augusto dos Santos, Irene Garrido Filha e Violeta Refkalefsky Loureiro.

capa45.gifEm outra seção da revista, os quatro principais candidatos à eleição presidencial de 2002 apresentaram suas posições sobre o relacionamento internacional da economia brasileira. Luiz Inácio Lula da Silva, Ciro Gomes, José Serra e Anthony Garotinho responderam às seguintes questões formuladas pela editoria da revista:

• No presente momento, um crucial desafio da economia brasileira reside em constrangimento internacionais, decorrentes do elevado déficit em nossa balança de pagamento em conta corrente. Como o senhor encara essa questão?

• Que diretrizes devem ser adotadas para diminuir nossa dependência de capitais externos? Qual a sua posição sobre a regulação dos movimentos internacionais de capital na economia brasileira?

• Que princípios devem presidir nossa política para administrar a dívida externa do país? No seu entender ela precisa ser renegociada?

• O atual acordo do Brasil com o FMI vence em 2002. O senhor acredita que ele deva ser renovado? [As entrevistas foram feitas antes do fechamento do novo acordo do governo com o FMI.]

• Qual deve ser a posição do Brasil diante do projeto da Alca?