Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / A América Latina segundo os economistas

A América Latina segundo os economistas

por Flávia Dourado - publicado 31/07/2015 17:40 - última modificação 10/08/2015 14:10

O tema será discutido no terceiro encontro do ciclo "Identidades Latino-Americanas", que acontece no dia 18 de agosto, às 16 horas, na Sala de Eventos do IEA.

América Latina dos EconomistasO terceiro encontro do ciclo Identidades Latino-Americanas trará Ricardo Bielschowsky, professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para falar sobre a A América Latina dos Economistas. O evento será realizado no dia 18 de agosto, às 16 horas, na Sala de Eventos do IEA.

Os debatedores serão Fabio Santos, doutor em história econômica pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e Márcio Bobik Braga, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP. A coordenação estará a cargo do sociólogo Bernardo Sorj, idealizador do ciclo.

Bielschowsky fará uma síntese da evolução do pensamento da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) — órgão criado pela ONU em 1948, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico da região e estimular a cooperação entre os países latino-americanos e as demais nações do mundo. Na avaliação do expositor, trata-se do "principal centro formulador de ideias sobre a América Latina desde sua fundação".

Relacionado

CICLO IDENTIDADES LATINO-AMERICANAS

A América Latina dos Historiadores
1º Encontro - 15 de abril de 2015

A América Latina dos Sociólogos
2º Encontro - 18 de junho de 2015

Ele abordará as semelhanças e as diferenças entre as duas fases do pensamento da Cepal — a estruturalista, que vai até 1990, e a neo-estruturalista, que engloba as duas últimas décadas e meia — e apontará os problemas atuais da América Latina a partir do enfoque da Comissão nos dias de hoje.

CICLO
O ciclo visa a compreender, a partir do olhar de diferentes disciplinas, como a ideia de América Latina foi e continua a ser construída e disseminada por cientistas sociais, intelectuais e artistas.

De acordo com Sorj, a ideia é refletir sobre as múltiplas conotações, vinculadas a projetos políticos, culturais e econômicos específicos, que a América Latina adquiriu ao longo do processo histórico.

"Quando as generalizações sobre América Latina enfatizam a unidade, descobrimos que elas desconhecem sua diversidade, mas também não podemos deixar de reconhecer que os ventos que sopram num país, embora encontrem no caminho geologias nacionais diversas, afetam com particular força o conjunto da região", destaca.

Os dois primeiros encontros aconteceram em abril e junho e discutiriam, respectivamente, a perspectiva dos historiadores e dos sociólogos sobre o tema. O último evento do ciclo, a ser realizado em novembro, abordará o ponto de vista da ciência política.

Foto: Luiz Baltar/Free Images

A América Latina dos Economistas
3º encontro do ciclo Identidades Latino-Americanas
18 de agosto, às 16 horas