Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / A convergência do falso e do real na cultura digital

A convergência do falso e do real na cultura digital

por Flávia Dourado - publicado 23/10/2013 17:20 - última modificação 22/10/2015 08:00

O sociólogo italiano Vincenzo Susca falará sobre o tema na conferência “F for Real. Excrescências Murais e Paisagens Digitais”, que o IEA realiza no dia 31 de outubro.

A consolidação da cultura digital tem tornado ainda mais complexo o desafio de definir o que é “real” e o que é “falso”. Para discutir o assunto, no dia 31 de outubro, às 15 horas, o IEA promove a conferência F for Real — Excrescências Murais e Paisagens Digitais, que será realizada no Auditório do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP.

No encontro, o sociólogo italiano Vincenzo Susca falará sobre a revolução epistemológica que o conceito de “fake” vem provocando nos estudos pós-coloniais, da cultura visual, da midialogia e da antropologia contemporânea. Entre as questões a serem abordadas estão os efeitos da convergência das fronteiras entre o “mundo real” e o “fake”, com foco na estética da comunicação e nos fluxos entre mídia e metrópole.

Susca é professor de sociologia do imaginário da Université Paul-Valéry Montpellier, França, e McLuhan Fellow da University of Toronto, Canadá. Atua como pesquisador no Centre d´Études sur l´Actuel et le Quotidien (CeaQ) da Université Paris-Sorbonne, França, e no Instituto per lo Studio dell´Innovazione nei Mass Media (ISIMM), Itália. É editor-chefe da revista “Les Cahiers Européens de l´Imaginaire”.

Também participam do encontro o antropólogo Massimo Canevacci, professor visitante do IEA e estudioso da cultura digital; e Claudia Attimonelli Petraglione, professora de cinema, fotografia e televisão da Università degli Studi di Bari, Itália, e especialista em antropologia da cultura visual contemporânea.

O evento será em italiano, com tradução consecutiva para o português a ser feita por Canevacci. Quem não puder comparecer poderá acompanhar a transmissão ao vivo da conferência em www.iea.usp.br/aovivo. Mais informações podem ser obtidas com Sandra Sedini pelo e-mail sedini@usp.br.

O Auditório do MAC fica na rua Praça do Relógio, 160, térreo, Cidade Universitária, São Paulo, SP.