Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Um panorama da crise do Congresso Nacional

Um panorama da crise do Congresso Nacional

por Flávia Dourado - publicado 25/11/2009 00:00 - última modificação 02/06/2015 18:06

No momento em que uma série de denúncias recaem sobre o Senado, acadêmicos e parlamentares exploram o tema no dossiê da "Estudos Avançados" 67.

caparev67.jpgA edição 67 da revista "Estudos Avançados", dedica seu dossiê principal à crise do Congresso Nacional. Entre artigos, depoimentos e entrevistas, são 17 textos, inclusive uma crônica de Machado de Assis, "O Velho Senado". Os colaboradores são acadêmicos, parlamentares e o presidente do Supremo Tribunal Federal.

De maneira geral, os participantes do dossiê identificam a crise — precipitada por uma série de denúncias de clientelismo, corporativismo, nepotismo e corrupção, que afetou principalmente a imagem do Senado Federal —, com razões de fundo de ordem institucional e falta de sintonia com transformações em curso na sociedade nas últimas décadas.

As razões apontadas incluem distorções da representação proporcional, crise de representatividade, distanciamento da população em relação aos partidos e instituições políticas, oligarquização das principais instituições parlamentares, sistema eleitoral ultrapassado, entre outros aspectos. Alguns dos demais temas analisados são a judicialização do Legislativo, o embate moderno entre democracia direta e democracia representativa e o papel da imprensa na cobertura da vida política.

Os acadêmicos colaboradores do dossiê são Fábio Konder Comparato, Marco Aurélio Nogueira, Francisco Weffort, Luiz Werneck Viana (entrevista) e o também jornalista Eugênio Bucci. Os parlamentares participantes são os senadores Cristovam Buarque e Jarbas Vasconcelos e os deputados federais Aldo Rebelo, Arnaldo Madeira, Fernando Gabeira (entrevista), Ibsen Pinheiro, Ivan Valente, José Eduardo Cardozo, José Carlos Aleluia (entrevista) e Luiza Erundina (entrevista).

levi_strauss.jpgLÉVI-STRAUSS

Outro conjunto temático da edição é dedicado ao antropólogo Claude Lévi-Strauus, morto recentemente. São textos publicados em novembro de 2008 em edição especial da revista "La Lettre du Collège de France" em homenagem ao centenário de Lévi-Strauss, ocorrido no ano passado. Além de textos do próprio antropólogo, "Estudos Avançados" traz uma entrevista com ele, artigos de Maurice Merleau-Ponty, Jean-Claude Pecker e Philippe Descola e entrevistas sobre Lévi-Strauss com Descola, Françoise Héritier e Eduardo Viveiro de Castro.

A edição contém também textos sobre três expoentes da cultura nordestina (Graciliano Ramos, João Cabral de Melo Neto e Gilberto Freyre), uma análise de Aziz Ab'Sáber sobre os eventos climatológicos severos que atingiram Santa Catarina em 2008 e cinco resenhas de lançamentos recentes do mercado editorial.

Foto: Collège de France