Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / A cultura indígena bororo entre a tradição e a mudança

A cultura indígena bororo entre a tradição e a mudança

por Flávia Dourado - publicado 24/03/2015 15:55 - última modificação 11/08/2015 16:48

Kleber Meritororeu e Félix Adugoenau, ambos nativos bororo, farão uma exposição sobre o tema no seminário que o IEA realiza no dia 8 de abril, às 14 horas, na Sala de Eventos do Instituto.

As tensões entre a manutenção dos costumes, valores e religião dos Bororo e as transformações culturais contemporâneas serão discutidas no seminário Cosmologia Bororo: A Cultura Indígena entre Tradição e Mudança, que acontece no dia 8 de abril, às 14 horas, na Sala de Eventos do IEA.

Os expositores serão Kleber Meritororeu, professor da Escola Estadual Indígena "Sagrado Coração de Jesus", da Aldeia Meruri, no município General Carneiro (MT); e Félix Adugoenau, coordenador da Coordenadoria de Educação Escolar Indígena (CEI) da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT) e mestrando em educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Meritororeu e Adugoenau, ambos nativos bororo, vão falar sobre a experiência de cultivar e preservar a visão cosmológica de seu povo — os valores, os costumes, a filosofia, a religião e a língua — num contexto de abertura cada vez maior à cultura ocidental globalizada.

As apresentações de Meritororeu e Adugoenau serão debatidas por pesquisadoras com experiência no estudo etnográfico sobre os Bororo: a antropóloga Betty Mindlin; a também antropóloga Sylvia Novaes, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, que participará por videoconferência; e Flávia Kremer, doutora em antropologia social e mídias visuais pela University of Manchester, Reino Unido, onde investigou as relações entre gênero, etnografia e tecnologias digitais na cultura bororo.

ABORDAGEM
De acordo com Massimo Canevacci, professor visitante do IEA e organizador do encontro, abordar o tema a partir do ponto de vista dos Bororo possibilita colocar em prática a autorrepresentação — estratégia metodológica proposta pelo antropólogo, segundo a qual as pesquisas etnográficas devem ser mais dialógicas e reflexivas, de modo a romper a dicotomia entre sujeito (quem representa) e objeto (aquele que é representado).

"Só os Bororo podem, através da autorrepresentação política e comunicacional, decidir como enfrentar essas tensões; só eles têm o direito de representar a si mesmos, de mudar o comportamento e de reafirmar a própria cultura frente ao movimento de aculturação e perda da identidade", explica.


Cosmologia Bororo: A Cultura Indígena entre Tradição e Mudança
8 de abril, às 14 horas
Sala de Eventos do IEA, rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo (localização)
Evento gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição – Transmissão ao vivo pela web
Informações: Sandra Sedini, telefone (11) 3091-1678 ou e-mail sedini@usp.br