Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Sociólogo espanhol debate no IEA a dialética da estrutura e do ambiente

Sociólogo espanhol debate no IEA a dialética da estrutura e do ambiente

por Sylvia Miguel - publicado 04/09/2015 16:15 - última modificação 21/09/2015 18:16

O sociólogo Antonio Aledo Tur, da Universidad de Alicante, Espanha, demonstra algumas conclusões de seu pensamento sobre a dialética da estrutura, em debate no dia 23 de setembro, das 10h às 12h na sala de eventos do IEA.

A organização das sociedades modernas em torno da ideia de crescimento “ilimitado” gera uma acumulação constante de bens e materiais cuja consequência é a crise ambiental e a exclusão social. As ciências sociais têm o papel crucial de questionar esse modelo que deu forma à nossa maneira de ver o mundo.

Antonio Aledo Tur
Antonio Aledo Tur, especialista em sociologia do turismo e sociologia ambiental

Para demonstrar algumas conclusões de seu pensamento sobre essa questão, o professor Antonio Aledo Tur, titular de sociologia do meio ambiente na Universidad de Alicante (UA), na Espanha, fará na Sala de Eventos do IEA um debate e uma análise discursiva sobre o que tem ocorrido no Brasil em torno das barragens. El Paradigma de la Modernidad y sus Impactos Socioambientales é o tema da conferência, que acontece no dia 23 de setembro, das 10h às 12h. O encontro (em espanhol, sem tradução) é organizado pelo Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade do IEA, coordenado por Pedro Jacobi, da Faculdade de Educação da USP.

As pesquisas de Aledo Tur focam a dialética entre a imposição das estruturas e a capacidade humana de adaptação a elas, não importando se são de ordem ambiental, social, econômica, política ou cultural.

Sua dissertação de mestrado, “The Colonization of Yucatan throught its Vernacular Architecture” (LSU, 1992), e sua tese de doutorado, “El Entorno de Conquista” (UA, 1997), demonstram como as estruturas de arquitetura e urbanismo dialogam com as estruturas do processo de conquista e colonização das terras maias da região de Yucatán.

Em estudos recentes, o sociólogo tem se ocupado do turismo, visto como atividade transformadora do território e da sociedade de Alicante. As investigações sobre turismo residencial na costa espanhola se desdobraram em análises sobre o tema também na costa do Nordeste brasileiro. Essa modalidade de turismo tem sido um fator de geração de emprego e renda em diversos municípios litorâneos espanhóis e brasileiros. Mas é também causador de graves impactos socioambientais, especialmente pela falta de planejamento que caracteriza as construções desse tipo de empreendimento.

Além dos estudos em sociologia do turismo, Aledo Tur vem se dedicando também a uma linha de investigação no campo da sociologia ambiental. Nessa área, especializou-se na análise dos impactos sociais e ambientais de grandes obras públicas, como represas e barragens. Tem utilizado métodos participativos para o diagnóstico dos impactos. Em especial, debruçou-se sobre os impactos sociais do Projeto de Expansão do Canal do Panamá (2005-2006). À luz da ecologia política, analisou o impacto de grandes usinas hidrelétricas do rio Paraná, no Brasil.

O conferencista

Aledo Tur formou-se em geografia e história pela UA; é mestre em antropologia pela Louisiana State University (LSU) e PhD em sociologia pela UA. Foi professor de antropologia na Universidade Católica de Murcia e também na UA. Atualmente, é responsável pelas disciplinas de meio ambiente e métodos e técnicas de pesquisa social em turismo, na UA. Coordena o Programa de Doutorado do Departamento de Sociologia da UA. É coordenador do Grupo Sociedade e Meio Ambiente da Federação Espanhola de Sociologia e coordenador da Rede de Sociólogos Ambientais Espanhóis.

O especialista já participou de conferência no IEA sobre a problemática do mediterrâneo espanhol. A palestra La Incuestionabilidad del Riesgo: El Modelo Inmobiliario Español y la Gestión Política de los Territorios y Comunidades Costeras foi ministrada no dia 18 de abril de 2013.


El Paradigma de la Modernidad y sus Impactos Socioambientales
Dia 23 de setembro, das 10h às 12h
Sala de Eventos do IEA, rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo (localização)
Evento gratuito em espanhol, sem tradução simultânea. Aberto ao público, sem inscrição prévia – Transmissão ao vivo pela web
Informações: Sandra Sedini, telefone (11) 3091-1678
Ficha do evento: http://www.iea.usp.br/eventos/el-paradigma-de-la-modernidad-y-sus-impactos-socioambientales