Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / A dimensão política da obra arquitetônica de Lina Bo Bardi

A dimensão política da obra arquitetônica de Lina Bo Bardi

por Flávia Dourado - publicado 13/11/2014 13:20 - última modificação 08/09/2015 17:16

No dia 25 de novembro, o Grupo de Estudos em Política Ambiental do IEA realiza seminário sobre o tema em comemoração ao nascimento da arquiteta ítalo-brasileira, projetista do MASP.
Lina Bo Bardi
A arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi

A Poética em Lina Bardi: Uma Gramática Política é o tema do seminário que o Grupo de Pesquisa em Política Ambiental do IEA realiza no dia 25 de novembro, das 10 às 17 horas, na Sala de Eventos do Instituto, em comemoração ao centenário de nascimento da arquiteta ítalo-brasileira.

Relacionado

O encontro tratará da dimensão política da obra da projetista do Museu de Arte de São Paulo (MASP) e do Sesc Pompeia, com foco no seu compromisso ideológico com a cultura popular e no caráter revolucionário de seu pensamento como intelectual da brasilidade. Os expositores discutirão particularmente os desdobramentos do pensamento da arquiteta, cuja influência se estende à atualidade.

Segundo Eda Tassara, coordenadora do grupo e professora do Instituto de Psicologia (IP) da USP, ao migrar para o Brasil em 1946, Bardi foi confrontada com um mundo ainda fortemente arraigado ao passado colonial, o que despertou sua consciência sobre o eurocentrismo cultural e impulsionou-a a se tornar precursora do que veio a se tornar a Teoria Crítica Pós-Colonial.

"Inicialmente desenvolvida por pensadores em sua maioria latino-americanos, este movimento expandiu-se para outros núcleos de intelectuais oriundos de sociedades mestiças, crioulas, ou sob jugo dominador colonial."

Para a pesquisadora, seria reducionismo atribuir à produção de Lina apenas o epíteto de 'arquitetura política'. "A poética de Lina é que deveria ser adjetivada de política; e ela buscava figurá-la, qualquer que fosse o universo material sobre o qual se debruçasse. E ela se debruçava sobre a brasilidade, vista como expressão potencial de alegre vitalidade criadora, negando veementemente interpretações impostas."

MASP
Sede do MASP, em São Paulo, maior legado arquitetônico de Bardi

As exposições abordarão diferentes facetas de Bardi a partir dessas reflexões:

• Lina Intelectual: A Crítica da Colonialidade do Poder
    Eda Tassara

O seminário acontece no mesmo dia que o encontro Conversazioni e Video su Lina Bo Bardi, que será realizado pela Università La Sapienza di Roma, em Roma, Itália. O evento italiano integra o ciclo Lina Bo Bardi  (1914-2014) - un'Architetta Romana in Brasile, organizado pelo Departamento de Arquitetura e Design da universidade, também em celebração ao centenário de nascimento de Bardi.

Das 12 às 13 horas, os expositores do encontro brasileiro e do italiano debaterão via teleconferência, sob coordenação da arquiteta Alessandra Criconia, integrante do comitê científico do ciclo, em Roma, e de Eda Tassara, em São Paulo.

A Poética em Lina Bardi: Uma Gramática Política
25 de novembro, das 10 às 17 horas
Sala de Eventos do IEA, Rua Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo (localização)
Evento gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição – Transmissão ao vivo pela web
Informações: com Sandra Sedini, telefone (11) 3091-1678 ou e-mail sedini@usp.br
Ficha do evento: www.iea.usp.br/eventos/lina-bardi

Fotos: da Lina Bo Bardi, Olney Kuse; do MASP, Benjamin Thompson.