Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / A economia solidária como alternativa

A economia solidária como alternativa

por Mauro Bellesa - publicado 12/07/2008 00:00 - última modificação 04/08/2015 11:41

Paul Singer define a economia solidária como um modo de produção cuja característica central é a igualdade de direitos, acrescida da autogestão.

Paulo Singer, secretário nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego, faz a conferência "Economia Solidária, uma Proposta para Outro Mundo Possível" no dia 8 de agosto, às 14h30, no Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA.

O evento terá como debatedores Mariana Almeida (Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da USP) e Francisco Whitaker (Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo). A coordenação será de Sylvia Leser de Mello (Instituto de Psicologia da USP)

IGUALDADE

Em entrevista (leia a íntegra) publicada na revista "Estudos Avançados" 62 (janeiro-abril/2008), Singer diz que a economia solidária "demonstra que a alienação no trabalho, que é típica da empresa capitalista, não é indispensável". Considera que "o trabalho é uma forma de aprender, de crescer, de amadurecer, e essas oportunidades a economia solidária oferece a todos, sem distinção".

Singer define a economia solidária como um modo de produção cuja característica central é a igualdade de direitos, acrescida da autogestão, ou seja, "os empreendimentos são geridos pelos próprios trabalhadores coletivamente de forma inteiramente democrática, com cada membro tendo direito a um voto".

Na conferência, Singer tratará de diversos aspectos ligados ao desenvolvimento e regulamentação da economia solidária: adequação das cooperativas à legislação trabalhista, clubes de troca, empresas com autogestão, redes de cooperativas, crédito, microcrédito, incubadoras universitárias de cooperativas populares e até a questão das falsas cooperativas (empreendimentos que adotam o modelo cooperativista apenas para desonerar a folha de pagamento de encargos trabalhistas).

paulsinger.jpg

PERFIL

O economista Paul Singer é secretário Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego desde junho de 2003. Professor titular aposentado da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, foi um dos fundadores do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e integrou o Conselho Deliberativo do IEA nos anos 90. De 1989 a 1992, foi secretário de Planejamento do município de São Paulo.
Autor de diversos livros sobre economia política, Singer se dedica à economia solidária desde 1996, tendo escrito sobre o tema os livros "Uma Utopia Militante" (1998) e "Introdução à Economia Solidária" (2002) e organizado (junto com André Ricardo de Souza) o livro "Economia Solidária no Brasil", além de ser autor de capítulos, verbetes e artigos sobre o assunto.

Foto: Agência Brasil

registrado em: ,