Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / A experiência de Montreal e Rennes na agricultura urbana

A experiência de Montreal e Rennes na agricultura urbana

Seminário Agricultura Urbana em Rennes, Montreal e São Paulo: Como Podemos Aprender e Articular Ações à Luz da Comparação? acontece no dia 11 de novembro, das 15h às 18h, na Sala de Eventos do IEA
Montreal rooftop greenhouse -1
Montreal rooftop greenhouse - 2
Montreal Rooftop Greenhouse, a maior estufa comercial sobre prédios do mundo

A experiência de cidades como Rennes, na França, e Montreal, no Canadá, em projetos e iniciativas relacionados à agricultura urbana serão o ponto de partida para uma discussão que visa a articular ações para a ampliação e consolidação da prática em São Paulo.

Organizado pelo Grupo de Estudos em Agricultura Urbana, sediado no IEA, o seminário Agricultura Urbana em Rennes, Montreal e São Paulo: Como Podemos Aprender e Articular Ações à Luz da Comparação? acontece no dia 11 de novembro, das 15h às 18h, na Sala de Eventos do IEA. Haverá transmissão ao vivo pela web.

Segundo os organizadores, a prática da agricultura urbana promove mudanças benéficas na estrutura social, econômica e ambiental do local onde se instala. Ela fomenta projetos e iniciativas voltadas para o desenvolvimento de empreendimentos sociais e de ações comunitárias. Nas cidades que serão estudadas, o sucesso da prática se deu basicamente por meio de serviços, negócios sociais e políticas públicas.

“São Paulo vive um momento-chave para o direcionamento da gestão pública, das iniciativas sociais e do posicionamento acadêmico”, afirmam os pesquisadores do grupo. A concretização da agricultura urbana depende de decisões políticas e da implementação de ferramentas e dispositivos para viabilizá-las.

Programação

1. Das 15h às 16h15 – Apresentação dos casos internacionais e dos convidados que estruturam e articulam suas próprias atividades com politicas públicas e demais dispositivos formais e informais

Mediação: Gustavo Nagib

  • Agricultura Urbana em Rennes: atores, práticas e politicas públicas – Giulia Giacchè
  • Agricultura Urbana em Montreal: atores, práticas e politicas públicas – Lya Porto
  • Hortas urbanas e compostagem: atualidade e perspectivas – Claudia Visoni
  • Empreendedorismo e cooperação na agricultura, o caso da Cooperapas – Valéria Marcoratti
  • Empreendedorismo e cooperação na agricultura, o caso da Associação dos Produtores da Zona Leste – Andreia Perez Lopes
  • Agricultura Urbana na cidade de São Paulo: o poder público em ação – Luís Henrique Marinho Meira (COSAN)

2. Das 16h30 às 17h30 – Debate aberto entre pesquisadores, convidados e público: "Como podemos aprimorar os serviços e as estruturas de agricultura urbana em São Paulo à luz de casos internacionais?"

3. Das  17h30 às 18h

Resoluções possíveis e encerramento