A filosofia feminista da ciência segundo Alison Wylie
Alison Wylie |
Assista ao vídeo do evento |
Veja as fotos |
Em outubro, o IEA realiza dois encontros com a filósofa Alison Wylie, professora da University of Washington, EUA, para discutir os estudos que a convidada vem desenvolvendo na área da filosofia feminista da ciência.
No dia 14 de outubro, às 9h30, Wylie falará sobre a pesquisa de gênero na arqueologia no encontro A Pesquisa Feminista sob a Perspectiva da Standpoint Theory. A abertura será do também filósofo Hugh Lacey, professor emérito do Swarthmore College, EUA, e professor visitante do IEA. O evento será em inglês, sem tradução.
Na exposição, a professora defenderá que uma perspectiva feminista explicitamente crítica e construtivista da produção de conhecimento pode servir como um recurso epistêmico fundamental na pesquisa empírica. A partir dessa argumentação, irá re-conceitualizar ideais de objetividade.
O segundo evento, que acontece no dia 15 de outubro, também às 9h30, será uma Roda de Conversa com Alison Wylie, dedicada à discussão do trabalho e das ideias da filósofa. Esse encontro também será em inglês, sem tradução.
Wylie é professora do Departamento de Filosofia da University of Washington e coeditora do periódico de filosofia feminista "Hypatia". Foi escolhida Filósofa de 2013 pela Society for Women in Philosophy. Desenvolve pesquisas na área da filosofia das ciências sociais e histórica, particularmente arqueologia, e da filosofia feminista da ciência, com foco nos ideais de objetividade e nas dimensões éticas e políticas da prática científica.
Organizados pelo Grupo de Pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia do IEA, os dois encontros acontecem no Auditório 2 do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), localizado na rua do Matão, 1.226, Cidade Universitária, São Paulo. Os interessados em participar devem fazer inscrição pelo e-mail leila.costa@usp.br.
Foto: University of Washington