Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / A governança da água no Brasil

A governança da água no Brasil

por Sandra Codo - publicado 15/04/2009 00:00 - última modificação 30/10/2014 15:24

“Governança da Água no Brasil” é o tema do terceiro seminário do ciclo sobre Políticas Públicas Ambientais que será realizado no dia 6 de maio, no Instituto de Psicologia da USP. Na ocasião será lançado o livro "Governança da Água no Brasil: Uma Visão Interdisciplinar".

Relacionado

Ciclo de Seminários sobre Políticas Públicas Ambientais

O terceiro seminário do Ciclo sobre Políticas Públicas Ambientais será realizado no dia 6 de maio, às 14h, no Auditório Aurora Furtado do Instituto de Psicologia (IP) da USP. Desta vez o tema será "Governança da Água no Brasil". Serão abordados aspectos como a participação popular na gestão dos recursos hídricos, o patrimônio aquático e a gestão das águas costeiras no Brasil, assuntos que fazem parte do livro "Governança da Água no Brasil: Uma Visão Interdisciplinar", que será lançado na ocasião.

O seminário terá duas sessões:

• 14h30 — Governança da Água no Brasil e Participação Popular, com Pedro Jacobi e Wagner Costa Ribeiro (expositores); Leo Heller (UFMG), debatedor; e Ana Paula Fracalanza (Procam), coordenadora;
  • 16h — Gestão do Patrimônio Aquático e das Águas Costeiras, com Sonia Gianesella (Procam) e Silvia Zanirato (UEM), expositoras; Norma Valencio (UFSCar), debatedora; e Paulo Sinisgalli (EACH), coordenador.

QUALIDADE DO AR

O primeiro seminário do ciclo aconteceu no dia 15 de abril e discutiu o tema "Qualidade do Ar e Políticas Públicas Socioambientais nas Metrópoles Brasileiras". O expositor foi Paulo Saldiva, da Faculdade de Medicina da USP, e os debatedores foram João Vicente Assunção e Helena Ribeiro, ambos da Faculdade de Saúde Pública da USP. A coordenação esteve a cargo de Wagner Costa Ribeiro.

REPRESENTAÇÃO SOCIAIS

"Meio Ambiente, Desigualdades e Representações Sociais — Uma Análise Comparativa entre São Paulo e Paris" foi o título do segundo seminário, realizado no dia 29 de abril. Nele foram apresentados os resultados da mais recente pesquisa sobre desigualdades e representações sociais empreendida pelo sociólogo francês Serge Paugam, da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, França, e da pesquisa desenvolvida por Camila Giorgetti, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (Procam) da USP, sobre o nível de vulnerabilidade dos habitantes do Campo Limpo e do Capão Redondo (Região Sul da cidade de São Paulo), suas atitudes e representações diante da questão ambiental.