Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / A 'ideia de Índia' no século 21

A 'ideia de Índia' no século 21

por Sandra Codo - publicado 10/05/2011 00:00 - última modificação 13/10/2015 17:17

bangaloreindia.jpg
Rua comercial em Bangalore, Índia

O economista Vinod Vyasulu, diretor do Centro de Estudos Orçamentários e Políticos de Bangalore, Índia, profere a conferência "A Ideia de Índia no Século 21", no dia 22 de março (terça-feira), às 15h, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP. Debaterão com ele Antonio Carlos Campino e Denise Cyrillo, ambos do Departamento de Economia da FEA. O evento será em inglês, sem tradução.

Vyasulu comenta que a Índia, apesar de uma antiga civilização, é uma nação jovem, cuja tradição, "ainda que rica em muitos aspectos, criou uma estrutura social marcada pela desigualdade e acesso limitado à educação da maioria da população".

Em 1947, quando a Índia tornou-se independente do Reino Unido, "seus então líderes criaram o que tem sido chamado de 'ideia de Índia', a crença de que todos são iguais e podem se autogovernar por meio da democracia". Na conferência, Vyasulu discutirá as implicações dessa ideia numa antiga civilização, as bases do atual estímulo ao crescimento econômico do país e as questões que agora precisam ser enfrentadas. A partir dessa discussão, analisará o potencial de atuação conjunta de Brasil e Índia (clique aqui para ler o texto de referência da conferência).

Vyasulu formou-se na Escola de Economia de Delhi. Foi professor no Instituto de Mudança Social e Econômica, em Bangalore, diretor do Instituto de Empreendimento Público, em Hyderab, e trabalhou no Banco Central indiano.

O evento é uma realização do IEA, Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), FEA e Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), com apoio do Consulado da Índia em São Paulo. A coordenação é de Maria Inês Nogueira, do ICB, e Laura Izarra, da (FFLCH).

Foto: Stephanie Booth

registrado em: , ,