Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / A importância das associações de moradores em Puebla, México

A importância das associações de moradores em Puebla, México

por Sandra Codo - publicado 05/09/2009 00:00 - última modificação 02/04/2013 15:37

Entre as diversas formas que os moradores da cidade de Puebla, México, encontram para resolver suas necessidades comuns em escala local estão as associações voluntárias. O pesquisador Francisco Javier Guevara, da Universidade Popular Autônoma do Estado de Puebla (Upaep), faz a conferência "Vizinhança Urbana e Coletivos Sociais em Puebla", no dia 21 de setembro.

puebla.jpg
Puebla: novas formas de participação social

Entre as diversas formas que os moradores da cidade de Puebla, México, encontram para resolver suas necessidades comuns em escala local estão as associações voluntárias, que constituem um importante capital social de vizinhança.

A área metropolitana de Puebla, capital do estado de mesmo nome, conta com 2,1 milhões de habitantes e estima-se que existam entre 16 mil e 32 mil associações voluntárias com atuação cotidiana. Para tratar da importância dessa forma de participação social, Francisco Javier Guevara Martinez, da Universidade Popular Autônoma do Estado de Puebla (Upaep), faz a conferência "Vizinhança Urbana e Coletivos Sociais em Puebla (México)" no dia 21 de setembro, às 14h, no IEA.

Nos trabalhos desenvolvidos pela Oficina de Intervenção Socioambiental da Upaep, coordenada por Martinez, a identificação desses grupos de moradores e de sua distribuição territorial tem permitido intervenções ambientais importantes, relacionadas com a política e a gestão comunitária de recursos naturais, apresentando-se como um instrumento eficaz de educação ambiental.

Martinez é professor do Departamento de Humanidades da Upaep e da Universidade Pedagógica Nacional. Além disso, coordena o mestrado em psicologia social da Universidade Autônoma de Puebla (UAP) e integra o Comitê Científico do Grupo Entorno-Comportamento (Greco), México.

Foto: Governo Municipal de Puebla

registrado em: ,