Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / As relações de gênero e a democracia em foco

As relações de gênero e a democracia em foco

por Flávia Dourado - publicado 18/02/2014 15:40 - última modificação 26/10/2015 20:46

O sociólogo Mino Vianello discutirá o tema no seminário Gênero, Poder e Democracia, que o IEA realiza no dia 25 de fevereiro, às 17 horas, na Sala de Eventos do Instituto.
Mino Vianello - 1
O sociólogo Mino Vianello

O déficit de participação das mulheres nos sistemas políticos contemporâneos e a importância das relações de gênero para a qualidade da democracia no Brasil e no mundo serão abordados pelo sociólogo italiano Mino Vianello no seminário Gênero, Poder e Democracia, que o Grupo de Pesquisa Qualidade da Democracia do IEA promove no dia 25 de fevereiro, às 17 horas, na Sala de Eventos do Instituto.

Coordenador do projeto "Gênero, Poder e Democracia", Vianello é professor emérito de Sociologia Econômica da Faculdade de Estatística da Università degli Studi di Roma “La Sapienza”, Itália, e dedica-se ao estudo da emergência das mulheres como sujeitos ativos na vida pública.

Relacionado

Vídeo e Fotos do evento.

Entrevista

A debatedora será Teresa Sacchet, pós-doutora em Ciência Política pela USP e integrante do Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas (NUPPs) da USP, onde desenvolve pesquisas sobre democracia e exclusão; partidos políticos, representação política e gênero; cotas; teoria política feminista; e financiamento eleitoral. A coordenação do encontro está a cargo de José Álvaro Moisés, professor do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, diretor científico do NUPPs e coordenador do Grupo de Pesquisa Qualidade da Democracia.

Gratuito e aberto ao público, o seminário será em espanhol, sem tradução, e terá transmissão ao vivo pela web. A Sala de Eventos do IEA fica na rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar (localização). Para mais informações, envie mensagem para clauregi@usp.br.

PROGRAMA DE ENTREVISTA
Durante sua estada no Brasil, Vianello participa, ainda, da terceira edição do programa A Qualidade da Democracia em Questão, que acontece no dia 24 de fevereiro, às 17 horas, com transmissão ao vivo pela web. No programa, o sociólogo será entrevistado por Moisés e pela cientista política Elizabeth Balbachevsky, professora da FFLCH, vice-coordenadora do NUPPs e integrante do grupo de pesquisa do IEA.

Produzido pelo Grupo de Pesquisa Qualidade da Democracia do IEA e pelo Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas (NUPPs) da USP, em parceria com a Uversita - Universidade Aberta, o programa é dirigido e apresentado por Moisés.