Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / A importância de comportamentos como indicadores de relações evolutivas

A importância de comportamentos como indicadores de relações evolutivas

por Sandra Codo - publicado 05/04/2010 09:45 - última modificação 28/03/2014 11:16

John W. Wenzel, biólogo especialista em entomologia, faz a conferência “A importância de comportamentos como indicadores de relações evolutivas” destacando os caracteres comportamentais que influenciam nessa evolução. O evento acontece no dia 27 de abril, às 15h, no IEA.

Mesmo antes de Darwin, grandes pesquisadores utilizaram dados comportamentais para produzir árvores evolutivas. Esses exemplos clássicos ainda hoje são úteis. Um pesquisador competente não trata comportamento de forma diferente da morfologia ao definir quais são os passos evolutivos para um dado caráter (característica distintiva de uma espécie).

Essa importância dos caracteres comportamentais será analisada na conferência "Behavioral Characters Perform Well as Indicators of Phylogeny" (Caracteres Comportamentais Representam Excelentes Indicadores de Filogenia) pelo biólogo John W. Wenzel, da Universidade Estadual de Ohio, EUA, no dia 27 de abril, às 15h, no IEA. O evento será em inglês, sem tradução.

MELHOR QUE DNA

Apesar dessa importância, a maioria dos estudos de ecologia comportamental não se baseia em definições específicas para os caracteres que são produzidos através de um processo de descendência com modificação (o tema central da biologia darwiniana). No entanto, de acordo com especialistas, pesquisadores cuidadosos, que discutem mudança com referência a ancestrais e descendentes, geralmente produzem dados comportamentais que são no mínimo tão bons quanto a morfologia e melhores que DNA para produzir árvores filogenéticas através de métodos modernos.

Wenzel

PERFIL

John W. Wenzel é biólogo, especializado em entomologia. Graduou-se no College Harvard e obteve o Ph.D. na Universidade do Kansas, EUA. Leciona no Departamento de Entomologia da Universidade Estadual de Ohio desde 1994, onde é professor associado desde 1998. Suas pesquisas tratam da evolução de comportamentos complexos e adaptativos de insetos, sociobiologia da ordem Hymenoptera (inclui abelhas, vespas, formigas e outros insetos), teoria e metodologia da reconstrução filogenética e sistemática dos insetos. Leciona sobre biologia básica, evolução, biologia dos insetos sociais e métodos cladísticos.

Foto: Ohio State University

Assista ao vídeo do evento:
Behavioral Characters Perform well as Indicators of Phylogeny