Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / A impossibilidade de uma teoria única

A impossibilidade de uma teoria única

por Flávia Dourado - publicado 01/03/2010 16:45 - última modificação 03/02/2015 15:58

No dia 19 de março, às 15h, o físico Marcelo Gleiser falará no IEA sobre o tema do livro "Criação Imperfeita: Cosmos, Vida e o Código Oculto da Natureza", de sua autoria.

criacaoimperfeita.jpgO físico Marcelo Gleiser, do Dartmouth College, EUA, faz no dia 19 de março, às 15h, no IEA, conferência sobre seu novo livro — "Criação Imperfeita: Cosmos, Vida e o Código Oculto da Natureza" —, a ser lançado nos próximos dias pela Editora Record. O debatedor será o professor Laerte Sodré Jr., do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas. A coordenação do evento será do físico Carlos Henrique de Mesquita, do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) e conselheiro do IEA.

Em sua coluna no jornal "Folha de S. Paulo" no dia 7 de março, Gleiser comentou a temática do livro: "Ao escolher o adjetivo 'imperfeita' para categorizar a Criação — subentendida aqui como o conjunto do que existe no Universo — me distancio da expectativa dos que defendem uma teoria final, ou mesmo uma teoria unificada das forças entre os componentes da matéria, que pressupõe tanto uma ordem matemática que descreve o mundo em que vivemos quanto uma ciência capaz de descrevê-la".

Para ele, uma teoria única que descreva o mundo, "refletindo uma unidade por trás de todas as coisas", expressaria o que pode ser chamado de "monoteísmo racional".

Gleiser comenta que os cientistas acreditam numa ordem racional por trás de todas as coisas, baseada em simetrias matemáticas. "Mas será isso o que a Natureza está nos dizendo? Será que temos evidência de que a Natureza seja mesmo simétrica, de que existe uma ordem fundamental por trás da incrível diversidade que vemos no mundo?"

PERFIL

marcelogleiser.jpg

Marcelo Gleiser é professor de filosofia natural e professor de física e astronomia do Dartmouth College, onde leciona desde 1991. Graduou-se em física na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, obteve o mestrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro e o doutorado no King's College da Universidade de Londres, Reino Unido. Realizou pesquisas de pós-doutorado no Fermilab e na Universidade da Califórnia em Santa Barbara, nos EUA. Publicou mais de 80 artigos científicos. É, membro da Sociedade de Física Americana e da Sociedade Internacional para o Estudo da Origem da Vida. Entre seus livros estão: "A Dança do Universo" (1997), Prêmio Jabuti de 1998; "O Fim da Terra e do Céu: o Apocalipse na Ciência e na Religião" (2001), Prêmio Jabuti de 2002; "Micro Macro: Reflexões sobre o Homem, o Tempo e o Espaço" (2006); e "A Harmonia do Mundo" (2006).

Foto: Dartmouth College

Relacionado