Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / A influência dos processos circadianos no comportamento

A influência dos processos circadianos no comportamento

por Flávia Dourado - publicado 26/09/2008 00:00 - última modificação 10/11/2015 18:33

ASSISTA AO VÍDEO

Jerry A. Hogan, professor emérito do Departamento de Psicologia da Universidade de Toronto, Canadá, faz a conferência "O Desenvolvimento do Controle Circadiano do Comportamento" no dia 6 de outubro, às 15h, no IEA. O evento será em inglês (sem tradução) e terá coordenação de César Ades, diretor do IEA.

jerryhorgan.jpg

Hogan é um conhecido etólogo que tem contribuído com os estudos do comportamento animal com pesquisa sobre sistemas motivacionais. Seus interesses atuais incluem o desenvolvimento da comunicação, da alimentação e de comportamentos de limpeza de galos, abrangendo aspectos de ritmicidade biológica.

Segundo Hogan, os processos circadianos (controlados pelo "relógio biológico" dos organismos e com periodicidade diária) afetam muitos comportamentos da maioria das espécies animais, mas ainda falta compreender melhor o desenvolvimento desse controle.

Na conferência, ele apresentará dados obtidos em experimentos com galos em que fica demonstrada a existência de controle circadiano da limpeza de areia, da alimentação e do sono. Discutirá também os resultados de outros experimentos que indicam a experiência como um fator necessário para o desenvolvimento do controlo circadiano do sono. Esses resultados serão comparados com dados a respeito do desenvolvimento do controle circadiano do sono em bebês.

DEVELOPMENT OF CIRCADIAN CONTROL OF BEHAVIOR
Conferencista: Jerry Hogan (Universidade de Toronto, Canadá)
Data: 6 de outubro, 15h
Local: Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA