Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / As transformações políticas numa era de complexidade, segundo Daniel Innerarity

As transformações políticas numa era de complexidade, segundo Daniel Innerarity

por Mauro Bellesa - publicado 15/06/2022 13:35 - última modificação 20/06/2022 15:50

O filósofo espanhol Daniel Innerarity faz a conferência La Política en una Era de Complejidad, no dia 23 de junho, às 15h, sétimo evento do Ciclo Anual 2021-2022 da Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade.

Daniel Innerarity - arquivo pessoal
O filósofo Daniel Innerarity

A política e a democracia passam por transformações ocasionadas por um fenômeno que o filósofo Daniel Innerarity define como uma tripla complexidade, composta pelas complexidades geradas: 1) pelo crescente aumento do número de pessoas que participam desse contexto de forma interdependente, 2) por quatro lógicas (eficácia, legitimidade, solidaridade e prevenção) e quatro tempos (financeiro, constitucional, comunicativo e ambiental) que devem ser levados em conta e 3) pela legitimidade que deriva do conhecimento que deve ser mobilizado para a tomada de decisões adequadas.

Innerarity, professor e pesquisador de filosofia política e social da Universidade do País Basco, Espanha, analisará essas transformações na conferência  La Política en una Era de Complejidad, no dia 23 de junho, às 15h, com transmissão ao vivo pela internet. Será o sétimo evento do Ciclo Anual 2021-2022 da Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade, parceria entre o IEA e o jornal Folha de S.Paulo.

O encontro terá como debatedores a vice-reitora da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda, e o atual titular da cátedra, o sociólogo Muniz Sodré. A coordenação estará a cargo de André Chaves de Melo Silva, professor da Escola de Comunicações e Artes da USP e coordenador acadêmico da cátedra, e Vinícius Mota, secretário de Redação da Folha de S. Paulo e coordenador adjunto da cátedra.

Considerado um dos 25 grandes pensadores contemporâneos pela revista francesa Le Nouvel Observateur, Innerarity é diretor do Instituto de Governança Democrática. Foi bolsista da Fundação Alexander von Humboldt e professor convidado de diversas universidades e institutos europeus e americanos, incluindo o Centro Robert Schuman de Estudos Avançados do Instituto Europeu de Florença, Itália, e a London School of Economics, Reino Unido. Seus livros receberam diversos prêmios, entre os quais os espanhóis Prêmio de Ensaio Miguel de Unamuno e o Prêmio Nacional de Literatura, na modalidade Ensaio.

La Política en una Era de Complejidad
7º Encontro do Ciclo Anual 2021/22  da Cátedra Otavio Frias de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade
23 de junho, 15h
Evento público e gratuito com transmissão ao vivo pela internet (não é preciso se inscrever)