Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / A Primeira Guerra Mundial sob o enfoque ideológico, historiográfico e literário

A Primeira Guerra Mundial sob o enfoque ideológico, historiográfico e literário

por Flávia Dourado - publicado 14/11/2014 17:45 - última modificação 13/11/2015 15:00

No dia 28 de novembro, o IEA realiza o seminário A História nos Pode Ensinar Algo? 100 Anos da Primeira Guerra Mundial, em parceria com a Cátedra Martius de Estudos Alemães e Europeus e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico.
Quadro "Gassed" - John Singer Sargent
"Gassed", obra de John Singer Sargent, retrata
os efeitos do gás mostarda em um grupo
de soldados durante a Primeira Guerra Mundial

No ano que marca o centenário de eclosão da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), o IEA rememora as lições que o conflito deu ao mundo no seminário A História nos Pode Ensinar Algo? 100 Anos da Primeira Guerra Mundial. Organizado em parceria com a Cátedra Martius de Estudos Alemães e Europeus, vinculada à USP, e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), o encontro acontece no dia 28 de novembro, das 14 às 20 horas, na Sala de Eventos do Instituto.

O seminário contará com cinco exposições divididas em dois painéis: Literatura, coordenado por Helmut Galle, professor do Departamento de Letras Modernas Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, e História e História das Ideias, sob coordenação de Karen Lisboa, professora do Departamento de História da FFLCH.

Relacionado

O primeiro painel será dedicado a uma reflexão estética sobre a produção literária em torno da Primeira Guerra Mundial. Os expositores se concentrarão no atual boom europeu de romances gráficos sobre a temática, particularmente nas obras de Jacques Tardi e Joe Sacco; na representação do conflito na lírica expressionista; e em duas grandes obras de literatura que tratam da situação dos judeus no cenário pós-guerra: "Radetzkymarsch", de Joseph Roth, e "Hóspede Por Uma Noite", de Samuel Agnon.

Os aspectos políticos e historiográficos serão abordados no segundo painel, com exposições voltadas para a descrição e interpretação da Primeira Guerra Mundial no contexto da globalização; para a discussão das possibilidades de aprender com a história; e para análise da conjuntura ideológica ligada ao conflito.

Os expositores vão explorar os seguintes temas:

• A luta de Ideias na Primeira Guerra Mundial
    Rainer Schmidt (USP/DAAD)
  • A História nos Pode Ensinar Algo? Abordagens da Primeira Guerra Mundial
    Winfrid Halder (Heinrich Heine University Düsseldorf)

A História nos Pode Ensinar Algo? 100 Anos da Primeira Guerra Mundial
28 de novembro, das 14 às 20 horas
Sala de Eventos do IEA, Rua Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo (localização)
Evento gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição – Transmissão ao vivo pela web
Haverá exposição em alemão com tradução simultânea para o português
Informações: com Sandra Sedini, telefone (11) 3091-1678 ou e-mail sedini@usp.br
Ficha do evento: www.iea.usp.br/eventos/cem-anos-pgm