Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / A questão do gênero sob a perspectiva dos direitos humanos

A questão do gênero sob a perspectiva dos direitos humanos

por Flávia Dourado - publicado 25/09/2012 15:05 - última modificação 26/10/2015 09:04

As quatro sessões do terceiro módulo do ciclo de debates Direitos Humanos e Desenvolvimento serão nos dias 2, 11, 18 e 25 de outubro, no Centro Universitário Maria Antonia da USP.

O terceiro módulo do ciclo de debates Direitos Humanos e Desenvolvimento tem como tema Gênero e Direitos Humanos. Nele ele serão discutidas questões ligadas ao conceito de gênero, à Lei Maria da Penha, à representação da mulher na mídia e aos direitos reprodutivos.

O módulo terá quatro sessões, nos dias 2, 11, 18 e 25 de outubro, sempre às 19h, no Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP. A coordenação científica é de Eva Blay, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, e de Tamara Gonçalves, advogada e voluntária do Comitê Latino-Americano e Caribenho pela Defesa dos Direitos da Mulher (Cladem/Brasil).

O encontro de abertura (dia 2) vai explorar as possíveis interlocuções entre universidade e movimento social, analisando a importância do conceito de gênero para a garantia e o reconhecimento jurídico dos direitos humanos das mulheres. A mesa-redonda terá como expositoras Heloisa de Almeida, da FFLCH, e a advogada Tamara Gonçalves. A mediação será de Eva Blay.

No segundo encontro (dia 11), a advogadas Aline Yamamoto e Marcela Barroso vão debater os obstáculos para a superação da violência contra a mulher considerando o cenário de aprovação da Lei Maria da Penha e as dificuldades para implementá-la. A mediação ficará a cargo de Eva Blay.

A mesa-redonda do terceiro encontro (dia 18) vai tratar da imagem da mulher na mídia brasileira e da violência simbólica associada a essa imagem. O debate será conduzido por Anna Maria Caldas e contará com a participação da psicóloga Roseli Goffman, do Conselho Federal de Psicologia, e a jornalista Bia Barbosa, do coletivo Intervozes.

O último encontro (dia 25) abordará a legalização do aborto e a maternidade com foco nos direitos humanos. O ginecologista Rodolfo Ponce de León, da Organização Pan Americana da Saúde (Opas) e a advogada Laura Mattar serão os expositores. A mediação será da socióloga Thais Lapa (Cladem-Brasil).

O Ciclo de Debates Direitos Humanos e Desenvolvimento é uma realização da Cátedra Unesco de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância, sediada no IEA, do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP e do Ceuma.

Organizado por Sérgio Adorno, professor da FFLCH-USP e coordenador da Cátedra Unesco e do NEV-USP, e por Moacyr Novaes, diretor do Ceuma, o ciclo já promoveu debates sobre proteção dos direitos ambientais; desigualdade e direitos humanos no campo e na cidade; e relações entre direitos humanos, desigualdade e educação.

RELACIONADO
• Leia reportagem sobre os debates do módulo 2
• Assista ao vídeo da segunda parte do módulo 2

______________________________________________________________________________
GÊNERO E DIREITOS HUMANOS
2, 11, 18 e 25 de outubro – 19h Centro Universitário Maria Antonia
Dia 2
GÊNERO E DIREITOS HUMANOS
O Conceito de Gênero e sua Importância para o Debate Feminista
Heloisa Buarque de Almeida (FFLCH-USP)
O Impacto das Discussões de Gênero para o Conceito de Direitos Humanos
Tamara Amoroso Gonçalves (Cladem/Brasil)
Mediação: Eva Blay
Dia 11
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: A LEI DA MARIA DA PENHA
Resistências à Implementação da Lei Maria da Penha
Aline Yamamoto
A Lei Maria da Penha como Propulsora da Igualdade entre Homens e Mulheres
Marcela Barroso (advogada)
Mediação: Eva Blay (FFLCH)
Dia 18
A IMAGEM DA MULHER NA MÍDIA: VIOLÊNCIA SIMBÓLICA
A Imagem da Mulher na Mídia como Violência Simbólica
Roseli Goffman (Conselho Federal de Psicologia)
Liberdade de Expressão e a Imagem da Mulher na Mídia: Tensões?
Bia Barbosa (Intervozes)
Mediação: Anna Maria Caldas
Dia 25
DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS SÃO DIREITOS HUMANOS