Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / A transversalidade das ciências humanas

A transversalidade das ciências humanas

por Flávia Dourado - publicado 24/08/2010 00:00 - última modificação 02/06/2015 18:05

Dedicada às múltiplas facetas das humanidades, nova edição da "Estudos Avançados" dà destaque às letras e à música.

caparev69pequeno.jpgAs humanidades são o tema da nova edição da revista "Estudos Avançados". Alfredo Bosi, editor da publicação quadrimestral do IEA, informa que o leitor encontrará na edição "textos que se produziram no limite entre a teoria literária e a história das mentalidades, ou entre a sociologia e a semântica".

O lançamento da edição impressa acontece no dia 30 de setembro, às 17h, no Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA (a edição digital já está disponível na SciELO). Na ocasião, a compositora e cantora Marlui Miranda apresentará sua peça "Sete Quartetos para Zé", composta em homenagem ao poeta José Paulo Paes (1926-1998). Ela será acompanhada pelo Quarteto de Cordas Athena. A apresentação contará com participação de Ivan Vilela (viola caipira).

Bosi destaca que o nº 69 da revista deu particular atenção a duas formulações simbólicas particularmente densas de forma e significado: a literatura e a música. "Do estudo da primeira são exemplos os textos sobre narradores brasileiros da envergadura de Clarice Lispector, Cyro dos Anjos e Osman Lins". Em acréscimo, há os ensaios sobre Goethe, em sua curiosa relação com o "brasileiro" Martius e na sua não menos fascinante intersecção com as ciências naturais, textos que abrem a edição "para os horizontes transnacionais da literatura, que também se descortinam na exegese de um vigoroso poeta cubano, Lezama Lima".

viola

O número também abre espaço para instituições que dão suporte à atividade literária; no caso, a Biblioteca Nacional e a revista "Tempo Brasileiro". E como não há humanidades sem pessoas, como diz Bosi no editorial, há perfis de dois intelectuais que "deram à sua palavra um sentido de resistência ética e política": Joaquim Nabuco e Eric Hobsbawm.

Música e poesia estão conjugadas na homenagem da compositora, cantora e pesquisadora Marlui Miranda a um poeta que honrou o IEA como pesquisador visitante, José Paulo Paes. Além disso, os amadores da música popular brasileira encontrarão artigos sobre a viola caipira, os motes da tradição popular, o samba de roda e as relações da MPB com momentos críticos da história política do país.

Com 452 páginas, a edição conta com apoio da Comissão de Credenciamento de Periódicos da USP, Fapesp, CNPq, Capes e Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. O exemplar custa R$ 30,00 e a assinatura anual (três edições), R$ 80.00. Informações sobre como adquirir exemplares ou fazer uma assinatura podem ser obtidas com Edilma Martins (edilma@usp.br), tel. (11) 3091-1675.