Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Abes lança edital para o Programa de Fellowship 2023

Abes lança edital para o Programa de Fellowship 2023

por Leandra Rajczuk Martins - publicado 08/03/2023 12:35 - última modificação 16/03/2023 12:07

Inscrições serão aceitas até o próximo dia 18 de março

A  Associação Brasileira de Empresas de Software (Abes), por meio do seu Think Tank “Centro de Inteligência, Políticas Públicas e Inovação”, em parceria com o IEA, lança o primeiro edital de chamamento público do Programa de Fellowship 2023, voltado a doutorandos, pós-doutorandos e outros pesquisadores com doutorado completo.

As inscrições deverão ser realizadas por meio de formulário até o próximo dia 18 de março. Para baixar o edital e inscrever-se, acesse o site: https://thinktank.org.br/edital/edital-de-chamamento-publico/.

Após a análise da documentação dos candidatos, será divulgado no dia 27 de março, no site da Abes, o resultado final da seleção. O início das atividades está previsto para o dia 3 de abril. A chamada não irá conceder bolsas aos pesquisadores selecionados. Dúvidas podem ser encaminhadas para thinktank@abes.org.br

De acordo com o edital, a finalidade do Programa é promover a geração de conhecimentos fundamentados em pesquisa, capazes de contribuir para o avanço de uma agenda de políticas públicas e inovação no Brasil, com foco na construção de um “Brasil Digital e Menos Desigual”.

São contempladas as diversas vertentes dessa construção – tecnológicas, sociais, econômicas e de sustentabilidade –, assim como valorizado o caráter inter e transdisciplinar do esforço de pesquisa.

O Centro facilitará o estabelecimento de conexões dos participantes com as diversas redes de pesquisa com as quais a Abes tem relação. O IEA ajudará na conexão dos participantes com os seus agrupamentos, assim como com outros grupos de pesquisa da USP.

O programa

A duração do fellowship é de 1 (um) ano, prorrogável por mais 1 (um). Neste período, o pesquisador deverá participar de eventos promovidos pela Abes que tenham relação com sua área de atuação.

Serão oferecidas duas vagas para cada um dos seguintes temas de pesquisa: Plataformas Digitais, Inteligência Artificial, Futuro do Trabalho, Governo Digital e Governo Aberto.

Dentre outras atividades, é esperada a participação nas reuniões dos Comitês e Grupos de Trabalho da Abes, sempre que conectado ao tema da pesquisa e ao Think Tank, com uma carga horária mensal de 10 (dez) horas aproximadamente.

O Programa de Fellowship surgiu como espaço de diálogo e convergência intelectual para o encontro de propostas para o avanço de uma agenda de políticas públicas e inovação no Brasil.

A contribuição se dá por meio de publicações, encontros e colóquios, bem como pelo envolvimento de representantes de setores empresariais e da sociedade civil.

Para a Abes, as políticas públicas para inovação devem ser montadas com base em propostas prioritárias que tenham sido examinadas cientificamente, de forma que a priorização das políticas públicas tenha a menor probabilidade possível de produzir erros ou efeitos inócuos.