Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / 'About Academia', exposição digital de Antoni Muntadas, pode ser vista até 31 de dezembro

por Mauro Bellesa - publicado 13/12/2021 14:15 - última modificação 06/01/2022 13:28

Exposição online "About Academia", do artista espanhol Antoni Muntadas, foi prorrogada até 31 de dezembro.

Cartaz (parte) de 'About Academia'Foi prorrogada até 31 de dezembro a exposição online "About Academia", trabalho do artista multimídia e professor espanhol Antoni Muntadas. A partir de 1º de janeiro, o conteúdo terá acesso restrito a pessoas que trabalharam na mostra.

Relacionado

As quatro mesas-redondas sobre a exposição:

• Antoni Mutandas: About Academia I-II, uma Interpretação Online, 2011-2017 (2021)
  • About Academia e o Debate Stem & Steam na UniversidadeSoraya Soubhi Smaili (Unifesp), Marcos Buckeridge e Antoni Muntadas
  • "About Academia" é uma versão digital das videoinstalações apresentadas por ele em instituições americanas em 2011 e 2017. Muntadas propõe uma reflexão por meio da arte sobre o sistema acadêmico e universitário dos Estados Unidos, especialmente em relação à dualidade público-privado e às complexas relações entre a produção do conhecimento e os interesses econômicos que influenciam a educação em suas diferentes formas pedagógicas. Ele considera também o possível conflito entre os valores acadêmicos e o poder da administração universitária.

É a primeira vez que o trabalho é exibido na América Latina. Todos os materiais forma traduzidos para o português e para o espanhol. A princípio seria mostrado em videoinstalação na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP, mas as restrições provocadas pela pandemia fizeram com que fosse adaptada para um site. A realização é uma iniciativa do Fórum Permanente, do IEA e da BBM-USP, com apoio do Programa de Ação Cultural (Proac) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do governo do Estado de São Paulo.

Para promover uma circulação proveitosa do projeto em universidades fora dos EUA, Muntadas propõe que sejam realizadas mesas de debates que contextualizam os conflitos e dificuldades próprias do sistema universitário que hospeda o trabalho, confrontando-o com outros modelos em contextos e culturas diferentes.

Isso também ocorreu na versão online brasileira, que teve quatro mesas-redondas. As três primeiras ocorreram por ocasião da abertura da exposição. Os temas foram: Que Universidade Queremos?, em 30 de abril, e Universidade e Contexto e Intercontinental Academia, as duas em 10 de maio. A quarta mesa-redonda foi 'About Academia' e o Debate do tem & Steam na Universidade, em 19 de novembro, voltada ao debate crítico sobre o papel da arte no âmbito universitário, em particular diante da prevalência do Stem (Science, Technology and Mathematics) nas políticas e ações institucionais.

A exposição também é tema de uma série de três videoconferências no site catalão de arte Santa Mònica, com os conferencistas com Antoni Mercader (6 de outubro), Enric Franch (17 de novembro) e Martin Grossmann (15 de dezembro).