Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Os desafios da agricultura diante das mudanças climáticas

Os desafios da agricultura diante das mudanças climáticas

3º debate do ciclo "A Caminho da COP 21: Preparando o Terreno até Paris" realiza-se no dia 14 de outubro, às 9h30, na Sala de Eventos do IEA. O tema será "As Mudanças Climáticas e a Segurança Alimentar".

Logo da COP21 - 1Depois de discutir a crise hídrica e a matriz energética brasileira nos dois primeiros debates, o ciclo A Caminho da COP 21: Preparando o Terreno até Paris dedicará o terceiro encontro, que se realiza no dia 14 de outubro, às 9h30, aos desafios da agricultura diante das mudanças climáticas.

O tema do debate será As Mudanças Climáticas e a Segurança Alimentar: Conseguiremos Alimentar 10 Bilhões de Pessoas? Marcelo Vieira, da Sociedade Rural Brasileira, será o expositor e moderador. O debate terá a participação de: Paulo Faveret, do BNDES; Luiz Fernando do Amaral, do Rabobank; Rubens Rizek Junior, secretário de Estado adjunto da Secretaria de Abastecimento e Agricultura e Weber Amaral, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP.

As principais questões a serem discutidas são:

  • como a agricultura irá alimentar 10 bilhões de pessoas;
  • como conciliar a produção de alimentos, fibra e energia de forma sustentável e consciente;
  • o papel da agricultura como importante vetor para adaptação e redução das emissões dos gases efeito estufa;
  • a agricultura como elemento chave para geração de renda e redução dos impactos em ambientes urbanos em cenários de instabilidade econômica, politica e ambiental e das mudanças climáticas.

Quem não puder comparecer na Sala de Eventos do IEA poderá assistir ao debate ao vivo pela internet. Para mais informações e inscrições, os interessados devem entrar em contato com Sandra Sedini (sedini@usp.br), telefone (11) 3091-1678.

CICLO

O ciclo A Caminho da COP 21: Preparando o Terreno até Paris – Mudanças Climáticas, Adaptações, Soluções e Oportunidades busca identificar e discutir as oportunidades para mudança nos padrões de emissões dos gases de efeito estufa. Outro objetivo é oferecer uma contribuição ao governo brasileiro e seus negociadores para a participação do país na Conferência das Partes sobre Mudanças do Clima (COP 21), que ocorrerá em Paris, França, de 30 de novembro a 11 de dezembro.

Relacionado

CICLO
A CAMINHO DA COP 21

1º Debate

2º Debate

 


Outro evento

Las Negociaciones Climáticas de París 2015 y el Futuro del Clima Planetario – conferência de José Luis Lezama (Colegio de México)


Outras notícias
sobre o tema

Os organizadores do ciclo são: USP, Núcleo de Apoio à Pesquisa sobre Mudanças Climáticas (Incline) da USP e Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade do IEA. O projeto tem o apoio da Seção Brasil do Conselho Mundial da ÁguaRede Brasileira do Pacto Global (UNGC)Arq.FuturoCPFL Energia. A organização geral é de três professores da USP: Weber Amaral, da Escola de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq); Tércio Ambrizzi, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG); e Pedro Jacobi, do IEA, FE e Procam-IEE.

Programação

PRÓXIMOS DEBATES

29 de outubro – das 9h30 às 12h30
As
Mudanças Climáticas e as Negociações Internacionais – A Posição do Governo Brasileiro
Expositor e moderador: Carlos Klink, do Ministério do Meio Ambiente
Local: Sala de Eventos do IEA-USP, rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo

19 de novembro – das 9h30 às 12h30
As Mudanças Climáticas e as Megacidades
– Mobilidade Sustentável, Saúde Pública e Planejamento do Crescimento
Expositores e moderadores: Tomas Alvim e Marisa Moreira Salles, ambos do Arq.Futuro
Local: Sala de Eventos do IEA-USP, rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo

 


As Mudanças Climáticas e a Segurança Alimentar: Conseguiremos Alimentar 10 Bilhões de Pessoas?
3º debate do ciclo A Caminho da COP 21: Preparando o Terreno até Paris –
Mudanças Climáticas, Adaptações, Soluções e Oportunidades

14 de outubro, 9h30

Sala de Eventos do IEA, rua Praça do Relógico, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo, com transmissão ao vivo pela web
Informações e inscrições: com Sandra Sedini (sedini@usp.br), telefone (11) 3091-1678
Ficha do evento: www.iea.usp.br/eventos/agricultura-e-mudancas-climaticas