Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Os desafios da agricultura diante das mudanças climáticas

Os desafios da agricultura diante das mudanças climáticas

por Mauro Bellesa - publicado 07/10/2015 18:05 - última modificação 15/10/2015 10:50

3º debate do ciclo "A Caminho da COP 21: Preparando o Terreno até Paris" realiza-se no dia 14 de outubro, às 9h30, na Sala de Eventos do IEA. O tema será "As Mudanças Climáticas e a Segurança Alimentar".

Logo da COP21 - 1Depois de discutir a crise hídrica e a matriz energética brasileira nos dois primeiros debates, o ciclo A Caminho da COP 21: Preparando o Terreno até Paris dedicará o terceiro encontro, que se realiza no dia 14 de outubro, às 9h30, aos desafios da agricultura diante das mudanças climáticas.

O tema do debate será As Mudanças Climáticas e a Segurança Alimentar: Conseguiremos Alimentar 10 Bilhões de Pessoas? Marcelo Vieira, da Sociedade Rural Brasileira, será o expositor e moderador. O debate terá a participação de: Paulo Faveret, do BNDES; Luiz Fernando do Amaral, do Rabobank; Rubens Rizek Junior, secretário de Estado adjunto da Secretaria de Abastecimento e Agricultura e Weber Amaral, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP.

As principais questões a serem discutidas são:

• como a agricultura irá alimentar 10 bilhões de pessoas;
  • como conciliar a produção de alimentos, fibra e energia de forma sustentável e consciente;
  • o papel da agricultura como importante vetor para adaptação e redução das emissões dos gases efeito estufa;
  • a agricultura como elemento chave para geração de renda e redução dos impactos em ambientes urbanos em cenários de instabilidade econômica, politica e ambiental e das mudanças climáticas.

Quem não puder comparecer na Sala de Eventos do IEA poderá assistir ao debate ao vivo pela internet. Para mais informações e inscrições, os interessados devem entrar em contato com Sandra Sedini (sedini@usp.br), telefone (11) 3091-1678.

CICLO

O ciclo A Caminho da COP 21: Preparando o Terreno até Paris – Mudanças Climáticas, Adaptações, Soluções e Oportunidades busca identificar e discutir as oportunidades para mudança nos padrões de emissões dos gases de efeito estufa. Outro objetivo é oferecer uma contribuição ao governo brasileiro e seus negociadores para a participação do país na Conferência das Partes sobre Mudanças do Clima (COP 21), que ocorrerá em Paris, França, de 30 de novembro a 11 de dezembro.

Relacionado

CICLO
A CAMINHO DA COP 21

1º Debate