Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Agricultura urbana: ativismo e modelos de ação pública

Agricultura urbana: ativismo e modelos de ação pública

por Fernanda Rezende - publicado 27/04/2017 10:55 - última modificação 28/04/2017 11:52

Encontro acontece no dia 5 de maio, às 14h30, na Sala de Eventos do IEA, e terá exposições de Gustavo Nagib e Lya Porto, ambos membros do Grupo de Pesquisa em Agricultura Urbana.
Horta das Corujas
Horta das Corujas, em São Paulo: agricultura urbana enquanto expressão ativista

A agricultura urbana como forma de reorganização do espaço urbano e as ações de governo, sociedade civil e mercado em experiências exitosas da prática serão apresentadas no primeiro "Encontro com o Grupo de Estudos em Agricultura Urbana", uma série para expor as pesquisas e trabalhos de seus membros e promover discussões. A atividade Agricultura Urbana: Ativismo e Ação Pública acontece no dia 5 de maio, às 14h30, na Sala de Eventos do IEA, e terá transmissão ao vivo pela web. Não será necessário de inscrever.

Serão duas exposições. Na primeira delas, Gustavo Nagib apresentará a tese que defendeu em seu mestrado, em julho do ano passado, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Intitulado “Agricultura urbana como ativismo na cidade de São Paulo: o caso da Horta das Corujas”, o trabalho buscou compreender a agricultura urbana enquanto expressão ativista, em especial na cidade de São Paulo, a partir de uma análise do caso da Horta das Corujas, que é mantida de forma comunitária em praça pública no território da Subprefeitura de Pinheiros.

De acordo com Nagib, “as hortas comunitárias se tornaram símbolos da luta pela reestruturação do espaço urbano e ampliaram as reflexões sobre a apropriação do espaço público, a origem e qualidade dos alimentos, a cooperação cidadã e o direito à cidade”.

O segundo trabalho a ser apresentado foi desenvolvido pela pesquisadora Lya Porto em seu doutorado na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Intitulado "Redes, Ideias e Ação Pública na Agricultura Urbana: os casos de São Paulo, Montreal e Toronto", investiga diferentes modelos de ação pública de agricultura urbana, considerando a ação e inter-relação de múltiplos setores: governo, sociedade civil e mercado.

Foto: Marcos Santos/Jornal da USP


Agricultura Urbana: Ativismo e Ação Pública
5 de maio, às 14h30
Sala de Eventos do IEA, rua da Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito, sem inscrição prévia - Transmissão ao vivo pela internet 
Mais informações: com Claudia Regina (clauregi@usp.br), telefone: (11) 3091-1686
Página do evento